JAXK Escreveu:Sim, você está certo, tanto que antes de você me responder sobre ir atrás da carreira da dubladora, eu já tinha comentado que a maioria dos papéis que ela tinha feito foi de coadjuvantes e vozes adicionais (inclusive de projetos do MCU), vi que ela dublou a Adria Arjona em Andor, não sei se ficou bom porquê eu ainda não vi a série, mas ainda acho que o tom de voz dela (no trailer no caso, não combinou com a atriz e se for ela mesmo no produto final, que melhore um pouquinho, igual o Marco no Coisa), mas é só minha opinião.
Sendo bem sincero, não sei que diferença de qualidade tão notável é essa que alguns de vocês veem entre a Lívia e a própria Luísa Viotti mesmo. Se fosse a Luísa, veríamos um trabalho parecido com o que a Lívia fez nesse trailer. A Adriana Torres é que destoaria mais das duas. Tudo bem ter suas preferências, mas é bom não se deixar enviesar demais por elas.
Essa discussão me lembra quando o pessoal estava comentando sobre a redublagem paulista de Psicopata Americano quando ela ainda não estava catalogada, e alguns users aqui se referiram a ela como "ruim" tendo como argumento principal não defeitos de fato discutíveis como a qualidade das atuações, a tradução, a mixagem, etc, mas simplesmente o fato das vozes "não serem conhecidas". A dublagem era criticada quase exclusivamente porque "eram vozes desconhecidas". Aí eu fui ver essa dublagem para catalogar o elenco, e lá estavam Alex Morales, Alex Minei, Vagner Santos, Ângela Couto, Rosangela Mello, Lucas Gama, entre outros que se você enquanto fã de dublagem não os conhece, a culpa é única e exclusivamente sua, e eles não são ruins porque você não os conhece.
Agora voltando ao assunto do Quarteto Fantástico, falando do trabalho da Livia, ela fez protagonistas e secundários grandes em alguns projetos, mas a maioria é filme ou coisas mais difíceis de enumerar aqui. Porém, um exemplo foi no jogo mais recente de South Park, que foi dublado no Brasil e não em Miami, ela fez o Kenny e também a mãe do Cartman. Outro trabalho grande dela é nos últimos filmes de Sailor Moon, em que ela dublou a Sailor Star Maker e também o Shingo (irmão da Serena/Usagi).
Enfim, referências existem. Ninguém é obrigado a gostar de um dublador específico, mas antes de comentar "hmmm, não conheço não" em tom de desprezo, tem uma ferramenta chamada busca, seja aqui no Fórum ou seja na Dublagem Wiki, e aí vocês podem encontrar referências que desejam. Provavelmente aquele dublador "desconhecido" já tem mais de 10 anos de carreira e você até já o escutou antes, só não teve disposição ou ímpeto de ir atrás. Inclusive, a Lívia tem mais tempo de carreira como dubladora que a Luísa Viotti.