johnny-sasaki Escreveu:o Shuuichi Ikeda continua fazendo a voz do Char pra jogos(até o Toru Furuya continua no Amuro,apesar de todo aquele rolo dele que fez ele perder vários personagens). O dublador mudou provavelmente por ser uma versão diferente do personagem,e isso deve valer pra qualquer outro personagem da série clássica que aparecer aqui,apesar de que boa parte já morreu ou se aposentou ou tão com a voz envelhecida demais.
No tocante aos jogos existe a possibilidade de apenas usarem regravações de games anteriores, enquanto no máximo pagam os direitos de uso de voz. Na situação do Furuya, devem pagar a ele pelo uso da voz, mas ele certamente não se desloca aos estúdios para gravar falas novas.
Até nos EUA tem um caso similar com o Vic Mignogna sendo mantido até hoje em alguns jogos de franquias mais antigas, como os da franquia Naruto Ultimate Ninja Storm, no jogo de 2023 eles reusaram as falas dele como Obito de games anteriores, devem ter pago os royalties e ele certamente não precisou gravar de novo.
Agora falando da dublagem do anime, há também outros personagens do UC nessa série, pelo menos os de Zeon, como a Kycilia e o M'Quve, que por uma razão de envelhecimento das vozes originais, certamente não têm mais os seus dubladores antigos. A questão é que, é possível que o Yuki Shin vá interpretar o Char em futuros projetos, num eventual flashback dele nos próximos filmes do Hathaway por exemplo, mesmo sendo UC e não a linha temporal do GQuuuuuuX, se for algo que demande falas novas eu suponho que passem a usar a voz dele no original japonês, e o mesmo vale para o Amuro que não deverá mais ser feito pelo Tohru Furuya em novas animações.
Pensando em projetos futuros acho que não tem problema, tipo um remake futuro do Gundam 0079 ou algo do tipo. Só não sei se funcionaria muito caso amanhã decidam dublar um Zeta Gundam da vida.