(08-07-2025, 14:39 )johnny-sasaki Escreveu: isso também fica evidente com o que anda rolando com Chespirito. Pra falar mal da dublagem de Buenos Aires da série biográfica,sempre brota alguém do meio pra dar uma opinião,como a Flora Paulita:
https://x.com/florapaulita/status/1938223149570728255
agora reparem que isso que ela fala se aplica exatamente à redublagem recente de Chaves e Chapolin,mas parce que pra ela essa redublagem nem parece existir. Será que é porque pegaria mal criticar colegas mais conhecidos e mais próximos dela?
A grande questão de meter o pau nas dublagens de fora do eixo é elas não seguirem trâmites financeiros e trabalhistas idênticos ao eixo, sempre foi. Campinas mesmo era atacada até uns anos atrás pela questão do "quem pode dirigir". Os outros polos por pagarem menos do que RJ e SP, e etc. Alguma prática fora do padrão adotado por RJ e SP por parte de outros polos era motivo de crítica.
O problema, hoje, é que RJ e SP hoje pagam valores diferentes pela hora. A própria saída da Cecília da redublagem nova de Chaves e Chespirito, pelo que foi comentado aqui e também no Fórum Chaves, então não é invenção da minha cabeça, é algo que foi falado por gente que acompanhou os bastidores do negócio, se deu por ela não ter aceitado o cachê do RJ, hoje menor que o paulista.
Enquanto RJ e SP não voltarem a pagar a mesma coisa, só vão dar espaço para outros polos e muitas das críticas que eram/poderiam ser feitas a eles acabam perdendo fundamento. Infelizmente, é o que está acontecendo.
E, nem precisa falar das redublagens de Chaves e Chespirito. Algumas coisas da própria Disney possuem qualidade similar à dessa dublagem da série do Chespirito, como a de Coração de Ferro que foi falada páginas atrás. Mas aí, só vão fingir que não existe ou que não é ruim, como o caso da dublagem da série da Agatha ganhando prêmio de melhor dublagem.
(08-07-2025, 11:20 )Neo Hartless Escreveu: O público geral conhece meia duzia de cubladores por nome, e é tão diverso que o único consenso entre eles vai acabar sendo as obras que todo mundo viu. Não importa quanta campanha se faça para "valorizar a boa dublagem", nunca vão ter os critérios que alguém que posta nesse fórum desenvolve.
Hoje em dia as pessoas perderam a vergonha de elogiar Luciano Huck no Flynn Ryder, imagina o nível.
É bem por aí. No máximo alguns públicos específicos acabam desenvolvendo alguns critérios, alguns para bem e outros para mal. Mas do público normal em si não dá para esperar muita coisa.
Não que seja regra, mas a maioria das "Melhores dublagens" em premiações desse tipo, costumam ser as mais vistas/assistidas, por vezes promovidas por dubladores inclusive, e não os melhores trabalhos de fato.