(14-07-2024, 00:49 )Lionel23 Escreveu: Dado que Seixas não assina a casa, é possivel que a dublagem tenha sido primeiramente veiculada em VHS. A obra foi disposta no formato por aqui, mas não achei fotos do verso com ''dublado" descrito para comprovar.
Pois bem, agora eu achei...
Eu não mapeio VHS, não os coleciono, não gosto, e não tenho intimidade. Mas vamos lá. Eu estou piante de que a versão do mesmo é a acima cadastrada. Ok, foi a Abril Video quem o dispôs. Mas foi sob licença da 20th Century Fox - a dona do produto. Sendo a Fox o cliente, era ela quem tinha voz sob a diretriz de dublagem. Como não se tem conhecimento de outra versão brasileira para este filme, e como Márcio Seixas dá apenas o titulo da obra sem assinar a casa (um padrão costumeiro em obras que a Herbert dublou para VHS), não acho crivel que seja outra dublagem. A obra estreou na Globo em 97, e ela tinha/tem a mania de fazer redublagens próprias. Todavia, ela também respeita um bom trabalho de dublagem. E várias obras dubladas originalmente para VHS passaram na Globo sem qualquer tipo de alteração.
Contudo, eu entrei em contato com o vendedor da fita para tentar sanar a questão. Pedi para que ele gravasse um video com um trecho, mas não tive sucesso. E como não há total clareza sobre isto, vou deixar a informação na mídia com uma interrogação. Se eu estiver errado e existir, de fato, uma outra versão desse filme, será uma baita surpresa pra mim.