(Ontem, 11:25 )SuperBomber3000 Escreveu: Não é sobre dublagens em si, mas sobre uma situação específica que acontece na Dublagem Wiki (Dublapédia) hoje, e que confesso que cansa um bocado. Queria pedir licença para comentar sobre isso aqui, pois talvez sirva.
Alguns dubladores e não é de hoje, vêm fazendo uma espécie de "sanitização" da própria página deles na Wiki, ocultando que trabalharam em lugar X, Y, ou Z ou em projeto A, B ou C, porque pega feio para eles ter isso listado na própria página.
Não vou citar nomes, não quero problema nesse sentido, mas exemplo do que acontece: dublador X que trabalhou em estúdio tal em um dado período, e o estúdio tal brigou com o sindicato e ficou mal falado na categoria e nas panelas mais tradicionais, aí o dublador X vai lá na própria página e remove os trabalhos que ele fez no estúdio tal.
Tem dublador que é mais descarado e faz isso com a própria conta, vai lá e apaga, mas tem dublador também que vêm usando fake pra fazer isso, achando que ninguém vai notar.
Um caso mais famoso (não vou citar o nome do rapaz, mas, é algo que mais gente soube) foi o do menino que dublou algumas coisas em Buenos Aires com um pseudônimo, ele é de São Paulo, aí quando os dubcards de uma produção que ele fez para Buenos Aires revelaram o nome real dele, ele começou adoidado a remover informações sobre os trabalhos que fez em Buenos Aires na página dele proprio na Wiki. O resultado, é que o dito cujo perdeu página e virou regra lá não criar página para ele.
Teve um outro caso, vou ser um pouco mais específico, dum rapaz que apagou o crédito de um desenho que ele fez em Campinas (não vou citar nem o nome do rapaz e nem do desenho), depois que parou de trabalhar lá. Foi uma participação pequena em uma temporada específica, ele fez, quem assistir vai escutar a voz dele, e mesmo assim o camarada foi lá e apagou. Tem também outros casos, mas de cara, lembrei desse e do menino de Buenos Aires.
Aqui no Dublanet por sua vez, eu sei que teve um caso de um dublador que ficou puto quando postaram o elenco do Planeta Hulk (versão Belas Artes) aqui com o nome dele. Eu não sei quem é o rapaz em si (realmente não sei, não estou fazendo média), mas disseram que ele veio confrontar a moderação... só que tem um dubcard do DVD com o nome dele, aí complica querer esconder. Felizmente mantiveram, aparentemente.
E numa boa, se algum dublador que faz esse tipo de coisa na Wiki estiver lendo isso, de verdade, se você não queria ou não quer ser reconhecido por trabalho X, Y ou Z, ou por dublar em estúdio A ou B, então que não fizesse o trabalho X, Y ou Z ou não trabalhasse no lugar A ou B. Muitas vezes (como no caso do Planeta Hulk, que não foi na Wiki, mas é equivalente) tem dubcard com o seu nome naquele projeto, não adianta ficar escondendo, é só feio e a gente sabe quando é o próprio dublador indo sanitizar a própria página, é só uma situação feia mesmo. Admite que fez aquele projeto que é melhor do que ficar escondendo.
E tipo, isso também desanima editar na Wiki. Gosto de editar lá, gosto do espaço, mas se há um aspecto que desanima, é ver dublador indo sanitizar a própria página por frescura ou por querer agradar, digamos, "instâncias superiores" da indústria. Isso inclusive desrespeita o trabalho de usuários que pesquisam e coletam informações pra colocar lá. Eu entendo que os moderadores ficam reféns e que em última instância o próprio dublador vai na Fandom pra ela intervir na Wiki, agora, não deixa de ser complicado.
Dublador que faz esse tipo de coisa com a própria página, na minha opinião, deveria perder ela, pra deixar de ficar de bobeira. Moralmente falando, o cara que fica editando a própria página para fins de sanitização, não deveria ter página e não merece ter.
Tem uma conta com o nome de um dublador, a qual chegou a remover uma demo de voz da página do próprio dublador, não faço ideia do pq essa conta fez isso
É preciso saber viver!