(20-03-2026, 11:46 )DavidDenis Escreveu: Oi Reinaldo, com todo respeito, no MEU PONTO DE VISTA (liberdade de expressão) é a mesma coisa sim (e dá pra comparar SIM) e minha visão sobre isso não mudará NUNCA. Mas não falo mais nada sobre isso para atender o pedidos do HADES e encerrar o assunto, deixarei para debater em meu Twitter, pois lá ninguém vai me bloquear, meu perfil seguirá ativo, neste momento estou apenas te respondendo.
Quando ao ponto jurídico: Sim, atualmente é MUITO fácil, pelo menos em SP é só ir no cartório, se declarar pessoa trans, e solicitar a mudança, sem precisar de decisão judicial. Apenas pagar taxas. E nome social em SP é mais fácil ainda, é só ir no Poupa Tempo e pedir um novo Documento de Identidade em que consta seu nome social, foi o que a Mamma Bruchetta fez. Neste ano estagiei justamente com isso, pois estou no último ano de direito.
Além disso, trabalho na Assembleia Legislativa de São Paulo há 12 anos, em uma liderança partidária e literalmente escrevo projetos de lei, ofícios e moções, uma delas foi questionando o Poupa Tempo (e tem um dentro da ALESP) sobre esta exagerada facilidade. Então, podem duvidar de mim em outras coisas, mas nisso EU SEI o que estou falando.
Aliás, nesta semana orientei um deputado a falar sobre liberdade de expressão, em um caso de discurso sobre Erika Hilton presidindo a comissão da mulher. O ponto foi o direito de falar sobre isso em tom critico. O discurso do meu deputado estadual fez muito sucesso. Estou também postando muito sobre isso nas redes sociais dele, é um assunto que tem rendido bastante no Instagram e os eleitores dele estão gostando, então continuaremos com o debate por lá, obrigado!
Não falo mais nada aqui disso, mas quem se interessar, sigam o perfil que eu sou um dos adms e lá continuaremos o debate para um público maior:
- https://www.instagram.com/p/DWFILIoj9Ln/
- https://www.instagram.com/p/DWEKqsdEQud/
Por aqui, encerro de vez, compromisso! E me comprometo a ignorar o assunto trans neste fórum.
Entendo seu ponto de vista mesmo ainda discordo que a comparação dos casos se equivalem por serem "apenas nome" que a pessoa quer usar. a questão no meu ver é bem mais profunda.
Não sabia que era fácil juridicamente a mudança, bom que você explicou.