(05-04-2026, 19:29 )MARCOS Escreveu: Olá, tudo bem Bruna?
Se você está se referindo ao vídeo que o Gabriel mandou logo após o RoniSilva22 mandar esse que comentei, é o mesmíssimo sim.
Na década de 1980, eu era um grande entusiasta do rádio, nesse contexto, acabei me interessando também pela dublagem, motivado pelos desenhos. Lembro-me claramente de ouvir sua voz nas rádios quando morava em São Paulo. Ele apresentava um programa de notícias e sempre dizia seu nome no início dos programas — e sua voz é algo que guardo com muita nitidez na memória.
Ele foi locutor da Rádio Difusora FM (98,5 MHz), de São Paulo, até o ano de 1981, quando a mesma encerrou suas atividades. Posteriormente, passou a trabalhar na Rádio Excelsior AM (780 kHz), também em São Paulo, onde permaneceu até o final da década de 1980. Atualmente, essa emissora corresponde à CBN São Paulo.
Durante esse período, teve uma passagem pela dublagem, seguida de outra atuação mais breve na área, na qual ele dublou Os Dez Mandamentos.
Houve uma época em que realizei extensas pesquisas sobre locutores de rádio paulistas que marcaram minha infância; contudo, infelizmente, não consegui obter mais informações a seu respeito.
Após esses trabalhos, há poucas informações disponíveis sobre sua trajetória profissional, sendo seu paradeiro desconhecido até os dias de hoje. Ao procurá-lo, assim como fiz com outros locutores, encontrei apenas pouquíssimas referências a um ator homônimo que atuou em décadas posteriores em teatro e mais a um médico com o mesmo nome.
Mas pode confiar, essa é a voz de Eder Assis, locutor de rádio e dublador por curtos períodos.
Teria algum registro da voz do Eder nas rádios?
