(Ontem, 17:28 )Bruna Escreveu:(Ontem, 16:44 )DavidDenis Escreveu:Então, é que essa nomenclatura de eixo que exclui Campinas, que eu saiba, só é usada na dublagem, então como que eu vou saber o que é excluido e o que não é? E não sei como vou saber a situação do DRT de gente que trabalhou num estúdio fechado há quase 15 anos...(Ontem, 16:37 )Bruna Escreveu: Quando o assunto é "dublagem do eixo" vs. "polos alternativos", onde a velha Belas Artes (e sua sucessora, a Art Way) se encaixa e estúdios similares? São considerados "do eixo" ou não?
Estúdio de SP-Capital, que só trabalhou com atores profissionais com DRT... Como colocar ele como fora do eixo? Polêmico.
Mas é fato que Belas Artes não configura em conversas sobre o eixo RJ-SP, porque as dublagens de lá sempre foram questionáveis, então achavam que era "Miami" e sei lá o quê.
Isso também tem a ver com o fato que o Dublanet (que era o grande e único hub de catalogação de dublagem nos anos 2000) propositalmente ignorava catalogação de elencos do Belas Artes, então, não se conversava sobre isso (como uma forma de apoiar o SATED e o "lado A" da dublagem brasileira, inclusive), e nunca se incluiu o estúdio nas mesmas discussões. Como elencos de Campinas e até de alguns estúdios como a Marmac chegaram a ser censurados do database daqui por um tempo.
Porém, é aquela coisa, acho que já comentei até neste tópico mesmo, mas muita gente que hoje é grande e tem uma carreira dublando em grandes estúdios de SP, começou na Audio Brasil/Belas Artes. Então, a linha é tênue e cinzenta.
(10 horas atrás)Dalygord Escreveu: Existe algum estúdio que não utilizou um slogan derivado de "Versão Brasileira"?
Vários. Com o streaming e a remoção/ausência de locução em vários projetos (por padronização internacional), o slogan "versão brasileira: nome do estúdio" é muito menos utilizado hoje em dia.