Hades Escreveu:Cara, eu n acho q tenha a ver essa história de compartimentação não. O q ocorre, a meu ver, é q mtos dos estúdios q dublaram animes durante o boom do gênero no Brasil n eram frequentados por determinados dubladores, q acabaram "excluídos" do processo. Por exemplo, na Parisi Video, boa parte dos veteranos de renome, como Luiz Carlos de Moraes, n dublavam, ou, pelo menos, deixaram de dublar lá no meio dessa época - o Jonas Mello, por exemplo, chegou a fazer algumas pontos em Pokémon, mas dps nunca mais pisou lá novamente. Com a Centauro, outro estúdio q dublava bastante anime, a msm coisa. E a Álamo tinha aquelas tretas tds com um monte de dubladores. E Rio, vc sabe a história. Sei lá, pelo menos é assim q eu percebo as coisas, mas talvez nossas perspectivas se divirjam por causa de diferenças geracionais.
Olha, eu gostei da Rosely Gonçalves na Clair, até fiquei feliz q a Márcia Regina tenha trazido ela de volta qdo a personagem reapareceu na 16ª temporada. O Bugsy é q ficou meio esquisito XD Agora, uma escalação q na época eu até nem liguei tanto, mas q hoje em dia eu detesto foi a Rosa Baroli na Roxanne. Será q ninguém percebeu q a personagem era uma moça novinha, recém-formada ou graduanda, ensinando crianças pra complementar a formação e n uma tiazona do jardim-de-infância? Td bem q até os próprios jogos brincam com a idade ambígua dela, mas lá msm se referem a ela como uma "student teacher", ou seja, uma aluna veterana autorizada por um professor oficial a lecionar com algumas restrições.
Mas como você explica o fato bizarro de terem escalado o Ivo "Tatu" pra fazer o Dr. Gensai em Samurai X? Se o anime tinha participação de Aldo César, Borges de Barros e Eleu Salvador, cara isso é um absurdo, isso na fase da BKS. A Parisi é muito limitada mas tinha alguns bons nomes, mas que adianta ter dois, três ou quatro bons dubladores se o resto da dublagem é bizarra.
Me referindo à questão da compartimentalização: Eu vejo claramente isso, inclusive no Rio, YYH que todos idolatram, tem um casting muito limitado. Death Note também no RJ tem um casting limitado e uns dubladores péssimos, com todo respeito ao trabalho deles. E outro exemplo é aquela dublagem de HxH que é bizarra, Sidney Lilla, Marcelo Pissardini, Carlos Silveira, Patrícia Scalvi e tantos outros mal escalados, a meu ver. Uma dublagem que eu achei de alto nível foi a de FMA Brotherhood na Álamo, essa sim, eu gostei de muitas escalas, embora algumas eu não tenha curtido, mas vi que os caras fizeram um bom trabalho. Já o FMA tem alguns erros grosseiros na dublagem dos coadjuvantes.
Sobre o caso que você falou, Pokémon, tenho a impressão que a Gilmara Sanches e a Maralise dublaram moças mais jovens e não convenceram. Infelizmente acontece esse tipo de coisa, porque a Maralise é (era) uma excelente dubladora, e a Gilmara Sanches não é ruim, mas fez muita porcaria na época da Centauro. Sobre a Rosely Gonçalves, não curto o trabalho dela de jeito nenhum, só a tolero na Mandy de Três Espiãs Demais, que deixa a personagem ainda mais repulsiva.
EDIT: Uma dublagem bizarra também é de um anime chamado Efeito Cinderela, eu li uma matéria que um cara escreveu tecendo mil elogios, ao ver a dublagem me deparei com aquela coisa,,,