Estou abandonando assistir filmes dublados

15 Replies, 10333 Views

Creio ser um caso parecido com o do Pedro. Tenho preferência considerável por filmes no áudio original com legendas mas admiro e estudo muito a dublagem brasileira, sobretudo à paulista em sua época de ouro, dos anos 50 à 80. Costumo ver o filme dublado depois de vê-lo legendado. Por exemplo, as duas primeiras vezes que vi "Frankenstein" de 1930 foram com o áudio original. Recentemente baixei o filme Tri Áudio com a dublagem AIC e Doublesound e intercalei entre os dois áudios, inclusive analisando trechos com as duas dublagens. Gostei das duas dublagens, Mauro Ramos dá um show de interpretação na redublagem que apesar de ter alguns pequenos problemas de escalação é bastante desfrutável. Meu problema com a tal redublagem foram os rugidos da criatura que foram dublados pelo próprio Mauro Ramos. Há uma certa ironia ali, a criatura foi feita à imagem do seu criador -- Henry -- e por isso tem sua voz, apesar de eu ter algumas dúvidas acerca da veracidade desta hipótese. Enfim, o caso é que apesar disso tudo, ficou tosquíssimo. Os rugidos de Karloff no original eram sinceros e credíveis, isso se perdeu na versão da Doublesound que acabou tornando um dos aspectos mais assustadores da criatura em uma piada.A dublagem original, por sua vez, é bastante interessante. Ao contrário do que acontece na redublagem, as vozes se encaixam muito bem. Wilson Ribeiro é quase tão magistral como Henry Frankenstein e eu gostei da performance do dublador do Dr. Waldman e da dubladora de Elizabeth, que inclusive me surpreendeu com um "que bosta" nos plenos anos 60, foi bem curioso e engraçado ouvir algo do tipo numa dublagem da época.Outro filme de duas dublagens em que fiz este esquema foi Festim Diabólico. Gostei mais da dublagem original, mas não do Hélio Porto, achei a interpretação muito canastrona, nele eu preferi o Dário de Castro mas os dois ficaram abaixo do que pode se esperar do "James Stewart brasileiro". Apesar do Carlos Campanille ter ficado excelente no Brandon, eu gostaria de ter ouvido-o no Rupert, que é o personagem do James. Alternativamente, André Filho. Vi Ribeiro Santos, Telmo de Avelar, Hélio Porto e Mário Tupinambá. Não gostei de nenhum deles. Queria ver o Waldir Guedes fazendo ele, acho que ficou muito foda. Bom, mas resumindo, Festim Diabólico também é eras luz melhor no original.Acho super de boa preferir legendado ao dublado, inclusive fico bravo quando vejo em páginas de dublagem como a Dublapédia ataques aos que preferem ver dessa forma e tal, não há a necessidade, cada um vê da maneira que quer o que comprou ou adquiriu de outras maneiras, não é sensato tentar definir o que as pessoas devem ver baseado no seu gosto pessoal apenas para forçar "respeito à língua mãe". O que eu acho é que não é preciso abominar um para amar o outro. Eu adoro os dois, acho muito saudável isso inclusive e recomendo.Falando também sobre dubladores que eu admiro, cito o Nilton Valério. Ele dividiu com o Newton da Matta o personagem David Banner na série O Incrível Hulk e na minha opinião é um dos melhores trabalhos da dublagem brasileira, pelo menos dos seriados. Sério, o cara arrebenta. O Newton ficou muito legal também, casou muito com o ator e tal, mas o Nilton ficou perfeito.
i

Mensagens neste tópico
Estou abandonando assistir filmes dublados - por JamesBond007 - 17-01-2016, 15:05
Estou abandonando assistir filmes dublados - por BrunaMarzipan - 18-01-2016, 00:07

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Animes dublados (2025) Jef 376 46.903 2 horas atrás
Última postagem: SuperBomber3000
  Trailers Dublados 2 Paseven 4.166 746.937 5 horas atrás
Última postagem: Paseven
  Filmes no dublapédia de diretores de cinema Danilo Powers 806 280.296 13-09-2025, 13:27
Última postagem: Danilo Powers
  Filmes e atores brasileiros dublados Computron 88 46.870 13-09-2025, 11:44
Última postagem: Danilo Powers
  Elencos de Dublagem pra Filmes Dublados para Avião Danilo Powers 185 70.276 30-08-2025, 07:21
Última postagem: Reinaldo

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)