chrisliter1 Escreveu:Valeu, Taz, eventualmente postarei novos elencos, conforme as ideias forem surgindo e meus conhecimentos sobre o mundo da dublagem forem aumentando (Os anos 60 e parte dos 70 ainda são um gigantesco mistério para mim, especialmente em São Paulo). Interessante essa informação sobre o Luís Motta, não estava ciente dela, creio então que o Orlando Drummond seja uma opção viável para o personagem. Com certeza o Orlando seria a escolha mais lógica para o Mel Brooks, mas acho que o Domício e o Luís Carlos de Moraes tem mais em comum com ele (tanto pelo timbre quanto pelo estilo de atuação). Quanto à Anne Bancroft, realmente a Geisa Vidal parece se adequar mais, ainda mais na personagem em questão, mancada minha. Confesso que o trabalho do Eleu Salvador me influenciou na escolha do Santa Cruz para o Harvey Korman (além de casarem com o tipo físico do ator nesta época, ambos conseguem alcançar o tom leve e bonachão do personagem sem muito esforço), acho que mesmo que o Marcos Miranda estivesse vivo nessa época, teria ficado muito pesado, pelo menos neste caso específico.
Eu curto mais o Orlando Drummond no Mel Brooks, mas acho que Silvio Navas é o dublador que mais se aproximou do timbre original do ator. Nunca vi o L.C. de Moraes fazendo ele e nem o Domício Costa, por isso não posso afirmar como ficou o trabalho deles. Não sei quando o Luiz Motta parou de dublar, mas creio que tenha sido mais ou menos em 1995. Porque no início da década de 1990 ele trabalhou na Herbert Richers, na Delart, na Sincrovídeo e na VTI. Na Herbert Richers acho que ele chegou a dublar aquele desenho da Esquadrilha Parafuso, não sei se é da tua época, eu era bem guri nessa época, por isso não tenho certeza, mas já ouvi falar sobre o fato, ele deve ter participado, isso por volta de 1994, e a voz dele já dava sinais de um certo envelhecimento, uma rouquidão que ele não tinha na "época de ouro". Tanto que em dublagens antigas eu ainda confundo as vezes ele com o Reinaldo Gonzaga, porque a voz do Luiz Motta era muito galante, muito bonita, um grave espetacular.