Reinaldo Escreveu:esses não estavam; é bastante a incidência da troca de dubladores nos anos 60-70.. Taz você que entende melhor dessa época o Luis Manoel, Carlos Marques e o Orlando Prado chegaram a dublar nessa época em SP?
Olha Reinaldo, não sei te falar sobre eles, eu acredito que eles nunca dublaram em São Paulo, mas certamente dublaram na CineCastro do Rio de Janeiro, a CineCastro tinha estúdios no Rio e em São Paulo, e eu não sei o que houve mas dubladores paulistas como Bruno Netto e José Miziara passaram a dublar na filial do Rio de Janeiro depois de um certo tempo.
Esse intercâmbio pode ter ocorrido por várias razões, mas o polo de dublagem da época era São Paulo, faltava trabalho no Rio e então o pessoal se deslocava pra São Paulo porque tinha mais mercado, nos anos 70 ocorreu o inverso, o pessoal saía de São Paulo pra trabalhar no Rio, e nos anos 80 de fato muita gente de São Paulo se estabeleceu de uma vez no Rio, como a família Garcia, outros ficaram ocasionalmente e se transferiram novamente para São Paulo, como Nelson Batista.