taz Escreveu:Pedro Eugênio acho que começou em 1988, não tenho certeza, mas lembro que o Manolo Rey falou algo a respeito disso uma vez, sobre o Juarez eu não conheço nada dele neste período citado, sei que ele já conhecia o pessoal da dublagem porque ele era do fã-clube de Jornada ou foi convidado pelo fã-clube de Star Trek para entrevistar os dubladores clássicos como Garcia Neto, Ilka Pinheiro e Cleonir dos Santos, isso eu creio que no início dos anos 90, acho que nessa época ele ainda não trabalhava profissionalmente.
Uma dúvida, quem é Carlos Alberto? Se vc confundiu com Carlos Roberto, bem, ele afirma que começou nos anos 80 na Peri Filmes. Agora se for o dublador do Homer Simpson, bem, esse começou na dublagem pelo que sei em um período bem mais recente, porque ele realmente nem sequer se aproxima do estilo do pessoal que trabalhava com dublagem nos anos 80, enfim, só um questionamento...
Gustavo Nader e Marcos Souza começaram a dublar ainda crianças, outro que começou criança foi um tal Gustavo Veiga, cujo o trabalho eu desconheço, isso por volta do início dos anos 90.
Pedro Eugênio a uns anos me respondeu falando que começou a dublar no começo dos anos 90, começou na mesma época que a Silvia Goiabeira e o Eduardo Dascar.
Ricardo Juarez começou a dublar em meados de 93-94 deve ter essa informação em alguma entrevista feita com ele.
O Carlos Alberto é o dublador do Homer mesmo, numa entrevista ele comentou que fez algumas coisas nos anos 80 depois se afastou voltando mesmo na época em que conseguiu o papel em Os Simpsons.
Gustavo Veiga começou a dublar na mesma época que o Marcos, Sérgio Cantú e tal, dublou o garoto principal em O Cliente, fez o prisioneiros Martinez em OZ - 1a. voz; Recruta dos longas de Madagascar.. senão me engano trabalha na área de informática.