Pra quê tantos dubladores em um só ator ou atriz?

64 Replies, 23441 Views

Tópico sepultado há 'muitas luas', mas eu diria que o tema ainda continua válido...

Imagino que muitos já tenham mudado seu posicionamento a respeito ao londo desse tempo todo.

Existe uma série de razões pros atores não terem apenas um dublador. Uma delas é rixa da voz oficial com o estúdio, aí chamam outro; o diretor é amigo de fulano e prefere que ele faça o ator, mesmo não sendo boneco dele; o dublador faria outro papel no filme, então tem que ser substituído; o dublador está com problemas, que podem ser de saúde, de agenda, enfim; tal dublador é mais adequado pra aquele personagem. Enfim, existe uma série de razões que podem justificar isso.

Parece que existe mais respeito à voz oficial dos atores em outros países, como Itália, França, Alemanha e Japão. É muito comum ouvir relatos dos dubladores dizendo que nesses países, o dublador 'ganha a vida' dublando todos os filmes de um determinado ator.

Aqui no Brasil nem sempre isso foi possível, primeiro porque se dublava no Rio e em São Paulo, e em cada estado determinado ator recebia uma voz. Havia casos em que em cada estúdio o ator tinha uma voz diferente, e por aí vai. As vezes até no mesmo estúdio um ator era dublado por vários dubladores, porque não havia pesquisa. Segundo os dubladores informam, o primeiro diretor a escalar a mesma voz para um ator foi o Hélio Porto na AIC. Hoje as coisas mudaram muito, e já são bem diferentes.

Eu acho que em alguns casos é válido que o ator tenha várias vozes diferentes. Um desses casos é a Meryl Streep, eu acho que ela é tão 'camaleônica', que cada papel precisa ser pensado de uma forma específica, porque dificilmente alguém consegue fazer tantos papéis diferentes com tanta fidelidade como ela faz no original, aí sim, eu acho muito válido chamarem dubladores (neste caso, dubladoras) diferentes.

Ainda existem casos em que a voz oficial do ator tal não combina em nada com o ator, mas o público já se acostumou, e então é mantida uma determinada voz. Nestes casos as vezes escalam atores mais apropriados e o pessoal costuma chiar. Neste tipo de caso eu também sou totalmente a favor da mudança.

Mensagens neste tópico
Pra quê tantos dubladores em um só ator ou atriz? - por Luiz L. Bernstein - 14-02-2012, 21:32
Pra quê tantos dubladores em um só ator ou atriz? - por Luiz L. Bernstein - 15-02-2012, 11:58
Pra quê tantos dubladores em um só ator ou atriz? - por taz - 10-09-2016, 16:04
Pra quê tantos dubladores em um só ator ou atriz? - por MrDestron - 31-10-2022, 17:24

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Nota de Falecimento - Sobre dubladores Paseven 1.010 181.260 1 hora atrás
Última postagem: Hades
  Dubladores Equivalentes Erick Silver 195 33.480 2 horas atrás
Última postagem: Gabriel
  Você lê quadrinhos imaginando os dubladores? Hades 125 63.685 6 horas atrás
Última postagem: Wallace
  Amostra de Vozes de Dubladores MarcosVesiene 339 79.758 8 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Primeiros dubladores de atores Daniel Felipe 68 12.001 Ontem, 23:13
Última postagem: Duke de Saturno

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)