Reinaldo Escreveu:o Júnior Nannetti e o Caio Guarnieri tem feito a ponte aérea pelo que soube..
não sei quanto a vocês mas dublagens fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro como Campinas, Miami, BH, Los Angeles e afins... podem ser consideradas oficiais. reparei que tem muita gente que considera por lançarem dublagens desses "outros pólos" no Netflix, TV Paga mesmo tendo resultado similar a alguns estúdios "oficiais" não considero omo dublagens oficiais. mas ai é meu ponto de vista.
Depende do que for ser considerado como "oficial".
Se for considerar dublagem em português, sem maiores critérios de restrição, até dublagens feitas em Portugal; ou mesmo Timor Leste ou países africanos falantes da língua portuguesa(se é que se faz dublagem em tais lugares) poderiam ser consideradas. Mas claro que isso é um pouquinho longe demais, já que não consumimos dublagens de Portugal.
Se for considerar dublagem em português brasileiro, sem nenhum critério a mais, aí ainda poderiam ser consideradas dublagens de Miami e Los Angeles, por serem produzidas com pessoas falantes do português com sotaque brasileiro.
E se formos considerar o padrão provavelmente mais adequado, as dublagens feitas em território nacional seguindo as regulações que os estúdios por padrão seguem(contratar gente com DRT, e coisa e tal), não veria porque rechaçar as de Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e outros lugares, já que seguem o mesmo padrão que os estúdios de RJ e SP capital seguem.
O único critério para manter como "oficiais" apenas as dublagens de RJ e SP capitais seria a tradição, mas é uma coisa um pouco abstrata ao meu ver ainda mais depois que você tem dubladores que trabalham no tradicional núcleo de SP capital, também dublando em Campinas. O Tiaggo Guimarães por exemplo, já tinha e tem alguns trabalhos conhecidos feitos em SP capital, mas a carreira dele teve uma boa ampliação pelo o que eu pude ver após ele começar à dublar em Campinas.
Aliás, isso que você disse que é seu ponto de vista seria o motivo pelo qual o tópico do filme "Toro" do Netflix, que foi dublado em Campinas pela Dubbing Company foi primeiro postado e depois retirado do Dublapédia sem nenhuma explicação? Quer dizer, não vejo outro motivo. Pessoalmente não concordo, mas paciência.