'Xiismo' de uns, 'Fascismo intolerante' de outros e assim vamos vivendo. Ao invés de ficarmos classificando uns aos outros, eu acho que deveríamos chegar ao verdadeiro cerne da questão. O fato é que pessoal que xingou no tópico errou. Mas é importante ressaltar aquela velha máxima, não se combate um erro com outro. Não é dessa maneira arbitrária, impositiva, autoritária e intolerante que vocês podem fazer com que alguém mude o seu posicionamento. Tentando calar as vozes dissonantes por meio da força, e não pelo uso da razão. Sabemos que esse tipo de agressão não nos leva a lugar nenhum. Só ao velho lugar comum, onde estão todos aqueles que querem impor suas preferências, seus gostos, por meio da coação, do constrangimento, da humilhação, dos outros. Se isso é ser 'evoluído', me desculpem, então eu acho que vamos voltar ao tempo dos neandertais e dos cro-magnons da vida, eu acho que é bem mais apropriado. Lembro-me de um episódio histórico que aconteceu há uns 30 anos, na época da 'redemocratização', perguntaram ao general Figueiredo (então presidente), se ele iria fazer a abertura política do regime, ele respondeu: "Nós vamos fazer a abertura, e se alguém for contra a gente prende e arrebenta".
Existe direito ao contraditório. Mas o que não dá pra admitir é que um erro justifique o outro. Que uma postura inadequada radical não é definitivamente a resposta pra solucionar o problema. Mas parece que custam a entender isso. Já que são tão 'evoluídos', porque será que lançam mão dos mesmos recursos que aqueles que criticaram, pra poder desconstruir os outros?
Fica aí, pra uma reflexão.
Existe direito ao contraditório. Mas o que não dá pra admitir é que um erro justifique o outro. Que uma postura inadequada radical não é definitivamente a resposta pra solucionar o problema. Mas parece que custam a entender isso. Já que são tão 'evoluídos', porque será que lançam mão dos mesmos recursos que aqueles que criticaram, pra poder desconstruir os outros?
Fica aí, pra uma reflexão.