Bruna Rosa Escreveu:Nossa mas isso deve variar bastante, porque se não, não teria como dubladores serem pobres, e tem uns que são, imagino.
Pobres eu já não sei, mas não acredito que estejam nadando em dinheiro. Inclusive, muitos dividem seu tempo com outras profissões, imagino que se fosse suficiente o que ganham poderiam optar por seguir uma dessas profissões, inclusive a carreira de dublador.
Falando nisso, um assunto que não tem muito a ver, mas que se relaciona um pouco a esta questão financeira. Em 2016 foi noticiado por veículos da grande imprensa, que o Telmo ganhou um milhão de reais por conta de um processo contra a Disney, em virtude dos direitos autorais. Eu fico aqui pensando, diante de tudo que ele fez pra Disney durante, sei lá, uns 40 anos que ele esteve a frente, desde os anos 60, mais ou menos até a década de 00, traduziu, dirigiu, adaptou, dublou, essa quantia não chega nem perto do montante que ele deveria receber. É óbvio, que não é exagero nenhum, que o Telmo foi co-responsável pelo sucesso das produções da Disney em todos estes anos. É uma quantia ínfima perto do trabalho que ele fez. E pensar que um cara que vence reality show recebe a mesma quantia. É um absurdo.