Kevinkakaka Escreveu:Não são "poucos", não. A maioria das estrelas no mercado só dubla, especialmente as de SP. Dublar é algo que exige disponibilidade, exercer outra profissão faz com que a voz da pessoa "suma" um bocado, como no caso do Marco e da Iara. Esses sim são exemplos de dubladores que tem outras profissões: os que são menos ouvidos.
O que você entende por "ganhar bem"? Um salário de arquiteto? Talvez comparado a isso, os dubladores "ganham mal" atualmente.
Eu não faço a menor ideia de quem são essas 'estrelas' que vc tá falando. Os maiores nomes da dublagem paulista que eu saiba, estão todos dirigindo em algum estúdio. Alguns veteranos realmente não dirigem, pelo que eu sei, mas é mais restrito a uma geração mais antiga (i.e. Campanile, Isaura Gomes, Luiz Carlos de Moraes, Arlete Montenegro, Ivete Jaime, Isaura Gomes, Luiz Lobue e Cecília Lemes). Mesmo alguns nomes da antiga dirigem muito em Sampa (Orlando Viggiani, Gilmara Sanches, Parisi Jr., João Francisco, Jorge Barcellos, Gilmara Sanches, Nair, Zodja, Flávio Dias, Márcia Gomes). E no Rio, quase todos os veteranos que eu conheço dirigem. Ou então estão criando os seus próprios estúdios. Todos dirigem, até a gurizada mais nova (nem tão nova assim...). Não só em Sampa, como no Rio. Bruna Laynes, Luciano Monteiro, Pedro Alcântara, por exemplo.
Ganhar bem, é uma coisa muito relativa, depende, ganhar bem no interior, não é a mesma coisa que ganhar bem em cidades em que o custo de vida é alto, como São Paulo, Brasília ou Rio de Janeiro.