Kevinkakaka Escreveu:@taz, o que você está dizendo é irreal. Existem centenas de vozes conhecidas em atividade no Brasil, se "a maioria" deles fosse diretor como você está dizendo, ia faltar era estúdios pra eles trabalharem.
Você acha mesmo que uma Flora Paulita da vida anda dirigindo porque falta trabalho pra ela como dubladora? O que te faz pensar que o motivo dela e outros estarem dirigindo é porque ganham pouco dublando?
Cara, eu acho que é preciso que saibamos claramente com que tipo de parâmetro nós estamos trabalhando, pra discutir uma coisa. Senão eu tô falando em grego e você em aramaico, e assim nós nunca vamos nos entender.
Olha, veja bem, vamos lá, o que eu estou dizendo, é o seguinte, hoje uma parcela considerável de dubladores atuam em outras funções na dublagem. Uma outra parcela atua na dublagem e tbem em outras áreas, tem outras profissões. E uma outra parte sobrevive apenas com a dublagem.
E veja eu falei, em maioria, maioria de veteranos e de supostas 'estrelas' que vc vagamente citou anteriormente. Não vamos distorcer as coisas. A não ser que vc considere todo mundo como 'estrela', aí o problema não é meu.
Houve um boom no mercado de dublagem, eu não sou idiota o suficiente pra acreditar que todo mundo seja diretor de dublagem. Mas também não sou cego ao ponto de não perceber que muitos profissionais tem se enveredado tanto pela tradução, quanto pela direção de dublagem. Esse fato é inegável. E que essa parcela é realmente considerável.
Existia um critério antigo, de que pra ser diretor de dublagem era necessário ser um profissional tarimbado, como uma grande experiência, um grande conhecimento não só na área da interpretação, mas também conhecimento geral, visão de mundo, e tudo mais, e pra adquirir esse tipo de coisa não é em dois anos, isso leva um tempo, demanda tempo, dedicação, disposição, envolvimento, enfim. E existiam dubladores que realmente só dublavam, ou porque eram muito requisitados, ou porque estavam iniciando a carreira.
Sabemos que hoje isso não acontece mais. E isso não sou eu que estou dizendo, você e eu sabemos, que existem diretores de dublagem que não tem muita experiência. Eu não preciso citar nomes, imagino que vc saiba, até muito mais do que eu. Recentemente veio a público aqui no fórum um caso desses. Não estou questionando a capacidade ou habilidade destes profissionais, que eu nem conheço, mas sabemos que nem sempre a ascensão profissional foi assim tão imediata.
Existem inúmeras entrevistas em que os dubladores falam sobre suas condições de trabalho. E muitas vezes é falado sobre essa situação, de dirigir pra aumentar um pouco a renda. Isso não quer dizer necessariamente que ganhem pouco, mas indica, evidentemente, que o cara precisa de uma complementação de renda. Afinal, quem é que quer mais trabalho se não for por isso?