Bruna Escreveu:Pior que não sei dizer, mas do elenco de dubladores do Chaves, acho que só o Nelson Machado e a Helena Samara eram frequentes na dublagem na época em que esta foi feita. O Marcelo Gastaldi nunca vi dublando na BKS, tampouco o Osmiro Campos, Marta Volpiani, Silton Cardoso, Sandra Mara Azevedo acho que um dos primeiros papéis dela foi em Chaves.
O Osmiro dublou na AIC e na CineCastro do Rio. E o Maga dublou na BKS tbem, no final da década de 70, naquela época que o Garcia Júnior fazia o Pica-pau. O Osmiro e o Maga mais tarde foram parar na 'Com Arte' que foi mais ou menos o 'embrião' da Maga nos estúdios da TVS. Provavelmente por isso é difícil ouvi-los em dublagens dos anos 80, pq estavam envolvidos na administração do estúdio.
Bem, sobre o Freeza, realmente foi uma escala curiosa que deu muito certo. Eu acho o Hamilton Ricardo mais próximo do original, embora eu prefira o Campa no papel. Sei lá, se fosse seguir o original talvez o escolhido fosse o Fábio Vilalonga, por exemplo. Mas não é só em DBZ que houve esse tipo de coisa, em CDZ tbem. O próprio Baroli fazendo o Saga de Gêmeos, por exemplo.