taz Escreveu:Ah, eu acho que tu tá relativizando.Eu concordo, é um excelente trabalho, mas pra um 'profissional da voz' como o Dário acho que é algo bem normal, já vi ele usando esse tom que ele usa pro Joe Pesci em outros papéis, até papéis mais ordinários. Muitos outros dubladores conseguem modular a voz dessa forma, como o Garcia Júnior, o Ricardo Schnetzer, o Marco Ribeiro, etc. Não chega a ser algo realmente impressionante, pelo menos na minha opinião, como o que o Waldir Guedes fazia com a voz, que realmente mal dava pra reconhecer que era o Waldir em todos aqueles papéis, como o Xuxu, o Bacana, o Sr. Larry Tate de A Feiticeira, o Bobi Filho, etc.
O Dário de Castro consegue realmente usar tons bem variados. Coisa que muitos dubladores de galãs não conseguem fazer.
Na Telecine ele dublava de um todo. E a voz dele já era muito grave. Ele já dublava atores que tinham voz grave, isso sei lá, nos anos 80.
No Joe Pesci ele tem que modular voz, e usar um tom mais agudo. Talvez vc não saiba, mas durante anos creditaram a voz dele no Joe Pesci como sendo do Mário Jorge Andrade.
E como eu falei não é só nesse caso, tem também o Corcunda de Notre Damme, que ele usou um tom totalmente diferente. O Márcio Seixas até falou sobre isso, o próprio Márcio disse que não reconheceu a voz a princípio, quando entrevistou o Dário.
Ainda sobre o Dário de Castro, ele já dublou até algumas crianças, adolescentes na Telecine. Tem um filme, chamado A Fortaleza / Sequestrados, em que ele faz um dos alunos e ficou legal até. Essa dublagem é bem interessante, única coisa bem tosca é o Nizo Neto fazendo um menino de uns 8 anos, super forçando a voz, ficou realmente muito tosco.
True love will find you in the end.