Bruna Escreveu:Eu concordo, é um excelente trabalho, mas pra um 'profissional da voz' como o Dário acho que é algo bem normal, já vi ele usando esse tom que ele usa pro Joe Pesci em outros papéis, até papéis mais ordinários. Muitos outros dubladores conseguem modular a voz dessa forma, como o Garcia Júnior, o Ricardo Schnetzer, o Marco Ribeiro, etc. Não chega a ser algo realmente impressionante, pelo menos na minha opinião, como o que o Waldir Guedes fazia com a voz, que realmente mal dava pra reconhecer que era o Waldir em todos aqueles papéis, como o Xuxu, o Bacana, o Sr. Larry Tate de A Feiticeira, o Bobi Filho, etc.
Ainda sobre o Dário de Castro, ele já dublou até algumas crianças, adolescentes na Telecine. Tem um filme, chamado A Fortaleza / Sequestrados, em que ele faz um dos alunos e ficou legal até. Essa dublagem é bem interessante, única coisa bem tosca é o Nizo Neto fazendo um menino de uns 8 anos, super forçando a voz, ficou realmente muito tosco.
Não sei se é tão comum, existem pessoas que tem vozes bem limitadas. O que não é ruim, é uma característica, pessoas que tem voz muito grave geralmente tem esse tipo de problema.
E sim, o Garcia é muito versátil com a voz, vide que ele fazia uma série de personagens caricatos cuja a voz era muito diferente.
Márcio Simões, Garcia Júnior, Marco Ribeiro, todos estes tem essa habilidade, uns mais que outros. O Garcia talvez seja até bem mais que os outros, e o Simões acho que não precisa nem falar. Mensurar o quanto eles são é que não é fácil. Mas na minha opinião eu incluiria sim eles nesse 'panteão' aí.
Acho que eu já assisti esse filme aí que vc tá falando. Uns cara fantasiados de bicho que sequestram uns garotinhos na escola rs.