taz Escreveu:Olha, agora quem vai relativizar sou eu rsrsrs. É muito relativo isso aí que tu disse. É fato que a tendência das vozes é envelhecer e ficar mais grave com o tempo. Entretanto, cada caso é um caso e precisa ser analisado com cuidado. Sempre existem pontos fora da curva. Henrique Ogalla e Zezinho Cutolo que o digam. Zezinho disse que nunca dublou um adulto na carreira. Claro que as vozes deles envelheceram e ficaram mais graves, mas não como outras vozes 'médias' do espectro vocal masculino. Mas enfim, não é sobre isso que estamos falando aqui.Acho que você podia ter citado o Cleonir dos Santos ao invés do Ogalla, pra mim o Cleonir sempre foi o "equivalente" - se é que isso é possível - ao Zezinho no Rio, muito embora certos papéis do Cleonir, eu não imagino o Zezinho fazendo, como o Ralph Macchio por exemplo, e vice-versa também, o Zezinho fez o Harold em Hey, Arnold!, não imagino o Cleonir fazendo esse papel. Mas enfim, é isso, não discordo do que disseste, só queria pontuar isso.
taz Escreveu:Bruna, eu acho que não vale a pena discutir o assunto. Eu acho que entendi o seu posicionamento, e sinceramente não concordo contigo, pelo menos não totalmente.Não foi exatamente isso que eu disse. Certamente não sobre o Garcia, acho que não falei nada nesse sentido sobre ele, mas sobre o Dário acho que você simplesmente não entendeu bem o que eu quis dizer. Eu não disse que o Dário não tem o mesmo alcance vocal de outros tipo o Waldir Guedes, pelo menos não é isso que eu acho, que eu quis dizer, até porque como você disse: a gente não tá na pele do cara pra saber até onde a voz dele vai, nem sequer conhecemos todos os trabalhos do Dário pra termos uma noção mais ampla. Eu só disse que esses trabalhos como o Joe Pesci, e outros em que o Dário modula a voz um pouco, não acho que sejam suficientes pra gente dizer que ele tem um puta alcance vocal e tal, enfim, é isso. Sobre o Garcia: acho que principalmente nos filmes da Disney ele mostrou sim que é um dublador de grande capacidade no que diz respeito á fazer papéis caricatos, prova disso é o Needleman em Monstros S.A, que é um puta trabalho de voz dele, mal dá pra reconhecer que é o dublador do He-Man ali e tal.
Aparentemente tu tá dizendo que o Waldir Guedes e outros, são dubladores que tem um amplo espectro vocal. E esses outros caras, tipo Dário e Garcia não tem. Eu acho que a discussão fica muito 'circular' e acaba sendo prejudicada, porque de fato, o que estamos discutindo são questão de ponto de vista e subjetivas. Pode ser que a gente chegue a um consenso, pode ser que não.
Enfim, taz, acho que você se preocupa muito se tal discussão "vai levar á algum lugar", eu acho que discussões sobre dublagem em geral é bem por aí mesmo, opiniões particulares baseados em ouvidômetro e parâmetros também particulares, e a gente tá na paz aqui, eu tô tranquila pelo menos, adoro conversar com você sobre dublagem e tudo mais, gosto de ler sua opinião, enfim, não precisa se preocupar em esclarecer tanta coisa, kkkkk.
True love will find you in the end.