Vendo as discussões sobre as dublagens da Disney, e mais recentemente, sobre a sequência de O Diabo Veste Prada, eu fico me perguntando se algumas escalas mais antigas da Disney/Fox, lá dos anos 2000 quando não havia padronização (ou, pelo menos, tentativa de padronização, né) de elencos e escalas, etc. Será que escalas como a Tânia Gaidarji na Emily Blunt, ou outras parecidas, sei lá, várias do elenco paulista de Lost por exemplo, sofreriam o hate que algumas das escalas mais modernas de produções da empresa?
Comparando aí com, sei lá, várias escalas em Agatha Desde Sempre, WandaVision... e não falo de escalas de atores-cantores, mas de dubladores de carreira mesmo, que são antes de boas ou ruins, inusitadas e geram debate quando acontecem, será que haveria hate? Será que se houvesse, seria equivalente?
Na minha opinião, acredito que sim, que haveria.
(Este post foi modificado pela última vez em: 20-11-2025, 23:53 por SuperBomber3000.)
Assim, são escalas ruins ou medianas mas ao menos são dubladores que já na época eram conhecidos e com carreira extensa no meio.
Essas escalas de cantores/atores de musical da Disney e etc chocam tbm por serem nomes que jamais foram vistos em suas vidas dublando nada, e geralmente são papéis grandes ainda por cima
O que fazemos na vida, ecoa na eternidade - Maximus Decimus Meridius
(20-11-2025, 23:45 )SuperBomber3000 Escreveu: Vendo as discussões sobre as dublagens da Disney, e mais recentemente, sobre a sequência de O Diabo Veste Prada, eu fico me perguntando se algumas escalas mais antigas da Disney/Fox, lá dos anos 2000 quando não havia padronização (ou, pelo menos, tentativa de padronização, né) de elencos e escalas, etc. Será que escalas como a Tânia Gaidarji na Emily Blunt, ou outras parecidas, sei lá, várias do elenco paulista de Lost por exemplo, sofreriam o hate que algumas das escalas mais modernas de produções da empresa?
Comparando aí com, sei lá, várias escalas em Agatha Desde Sempre, WandaVision... e não falo de escalas de atores-cantores, mas de dubladores de carreira mesmo, que são antes de boas ou ruins, inusitadas e geram debate quando acontecem, será que haveria hate? Será que se houvesse, seria equivalente?
Na minha opinião, acredito que sim, que haveria.
Não entendi essa menção a Lost... se não fosse por três coisinhas dava pra chamar a dublagem da Álamo de impecável
Enfim, eu acredito que o GP não ligue pra isso não. Jungle Crusing passou na Globo acho que tem uns dois meses e meus avós viram DE BOA a Guerin
Tem que pensar que hoje em dia o cinema tá escasso de clássicos e a perda de força da TV aberta é um fator pra isso porque a reprise constante ajudava a dublagem de qualquer coisa ficar natural pro imaginário do público
Lembrem de Hércules com Renata Lima, Gabriela Ferreira cantando na Ariel, Camila Pitanga em Atlantis, sei lá, Rosane Corrêa em Meninas Malvadas, são trabalhos contestáveis, mas que ninguém estranha pelo costume, e hoje só há essas críticas pontuais pq a galera já tem uma expectativa da dublagem que eles querem ouvir ao invés de aceitar a existência dela
Eu penso o contrário, se tem defensores da dublagem de Agatha Desde Sempre e Wicked hoje em dia, se fossem filmes/dublagens dos anos 90 então...
(21-11-2025, 00:30 )Luizzs Escreveu: Assim, são escalas ruins ou medianas mas ao menos são dubladores que já na época eram conhecidos e com carreira extensa no meio.
Essas escalas de cantores/atores de musical da Disney e etc chocam tbm por serem nomes que jamais foram vistos em suas vidas dublando nada, e geralmente são papéis grandes ainda por cima
Mas a comparação dele não foi nem com os atores/cantores de musical, e sim um Rodrigo Andreatto no Owen Wilson, por exemplo, se essa essa escala fosse feita em 2004 sofreria esse hate igual nos tempos atuais.
(21-11-2025, 02:16 )supertramp Escreveu: Não entendi essa menção a Lost... se não fosse por três coisinhas dava pra chamar a dublagem da Álamo de impecável
Enfim, eu acredito que o GP não ligue pra isso não. Jungle Crusing passou na Globo acho que tem uns dois meses e meus avós viram DE BOA a Guerin
Tem que pensar que hoje em dia o cinema tá escasso de clássicos e a perda de força da TV aberta é um fator pra isso porque a reprise constante ajudava a dublagem de qualquer coisa ficar natural pro imaginário do público
Lembrem de Hércules com Renata Lima, Gabriela Ferreira cantando na Ariel, Camila Pitanga em Atlantis, sei lá, Rosane Corrêa em Meninas Malvadas, são trabalhos contestáveis, mas que ninguém estranha pelo costume, e hoje só há essas críticas pontuais pq a galera já tem uma expectativa da dublagem que eles querem ouvir ao invés de aceitar a existência dela
Eu penso o contrário, se tem defensores da dublagem de Agatha Desde Sempre e Wicked hoje em dia, se fossem filmes/dublagens dos anos 90 então...
Então, eu também gosto bastante da dublagem de Lost da Álamo, só citei ela porque tem várias escalas ali que não se repetiram muito depois, e aí foi no intuito mais de baitar o pessoal mesmo, rs.
Pensando em escalas que não se repetiram depois, eu posso citar o Fritz Gianvito no Daniel Dae Kim ou o Wendel Bezerra no Ian Somerhalder. Falei num sentido de imaginar essas e outras escalas do seriado se repetindo hoje de novo.
E, concordo que o grande público não se importaria muito também. E no caso da Bruna Guerin, ela não é a melhor dubladora do Brasil, mas sendo justo, já rodou em outros projetos e outros estúdios, hoje em dia ela dubla melhor do que há 5, 6 anos atrás ou antes disso.
(21-11-2025, 08:25 )H4RRY51 Escreveu: (21-11-2025, 00:30 )Luizzs Escreveu: Assim, são escalas ruins ou medianas mas ao menos são dubladores que já na época eram conhecidos e com carreira extensa no meio.
Mas a comparação dele não foi nem com os atores/cantores de musical, e sim um Rodrigo Andreatto no Owen Wilson, por exemplo, se essa essa escala fosse feita em 2004 sofreria esse hate igual nos tempos atuais.
Pior que o Rodrigo no Owen realmente é complicado, embora também... talvez seja um exemplo válido. Mas eu tinha outros na mente antes, como a Simone Évanz (que já dubla há uns 7-8 anos) na Aubrey Plaza, a Veridiana Benassi (que já dublava há uns 8-9 quando fez o papel que eu vou mencionar) na Teyona Parris, a Melissa Lucena (que dubla desde 2008) na Mary Elizabeth Winstead em live-action, o Vagner Fagundes (que dispensa apresentações, né?) no Evan Peters mais recentemente em Tron: Ares (sendo que o Vagner já dublou o Evan em outras ocasiões antes), e assim em diante.
São escalas de dubladores de carreira, consolidados e não atores-cantores, mas que geraram algum grau de hate, mas eu me pergunto se nos anos 90 e 2000 elas gerariam.
Até pegando o argumento do Luiz, se for olhar tempo de carreira por tempo de carreira, o Briggs quando dublou o Buzz Lightyear pela primeira vez, era um dublador mais novato na prática - ele só tinha 4 anos de carreira - que todos os exemplos que eu mencionei acima.
(20-11-2025, 23:45 )SuperBomber3000 Escreveu: Vendo as discussões sobre as dublagens da Disney, e mais recentemente, sobre a sequência de O Diabo Veste Prada, eu fico me perguntando se algumas escalas mais antigas da Disney/Fox, lá dos anos 2000 quando não havia padronização (ou, pelo menos, tentativa de padronização, né) de elencos e escalas, etc. Será que escalas como a Tânia Gaidarji na Emily Blunt, ou outras parecidas, sei lá, várias do elenco paulista de Lost por exemplo, sofreriam o hate que algumas das escalas mais modernas de produções da empresa?
Na minha opinião, acredito que sim, que haveria. Confesso que não entendi o seu post, achei que ficou confuso do jeito que você escreveu. Você tá perguntando se as escalas que sofrem hate hoje sofreriam o mesmo hate caso tivessem sido feitas na época? Se as escalas questionáveis da época sofreriam mais hate se fossem feitas hoje? É isso?
(21-11-2025, 02:16 )supertramp Escreveu: Enfim, eu acredito que o GP não ligue pra isso não. Jungle Crusing passou na Globo acho que tem uns dois meses e meus avós viram DE BOA a Guerin
[...]
Eu penso o contrário, se tem defensores da dublagem de Agatha Desde Sempre e Wicked hoje em dia, se fossem filmes/dublagens dos anos 90 então... Mas por que você citou logo os seus avós? Eles costumam ser críticos de dublagem? Dúvido muito que minhas queridas avós falariam alguma coisa negativa caso vissem um filme com dublagem de Belo Horizonte ou Curitiba, até porque uma delas é quase surda.
Também não sei qual é a validade de trazer Renata Lima como um exemplo de uma dublagem que foi exonerada por causa da época em que foi feita. Não acredito que essa escala tenha sido alguma unanimidade mesmo na época, e retroativamente a maioria das vezes em que ela é lembrada é pra dizer "Viu? Mesmo antigamente a Disney já fazia essas merdas".
(20-11-2025, 23:45 )SuperBomber3000 Escreveu: Até pegando o argumento do Luiz, se for olhar tempo de carreira por tempo de carreira, o Briggs quando dublou o Buzz Lightyear pela primeira vez, era um dublador mais novato na prática - ele só tinha 4 anos de carreira - que todos os exemplos que eu mencionei acima. O primeiro trabalho do Marcelo Coutinho em dublagem de diálogos foi justamente o Quasimodo; uma aposta que deu certo, mas pessoalmente eu gostaria que tivesse sido o MAC.
Ainda tem a história do Maurício Luz ganhando o teste pro Gastón de A Bela e a Fera, mas não podendo dublar o personagem porque não tinha DRT de ator - pelo menos eu acho que foi isso que aconteceu, lembro do Garcia Jr contando a história.
True love will find you in the end.
(Este post foi modificado pela última vez em: 21-11-2025, 14:08 por Bruna'.)
(21-11-2025, 14:04 )Bruna Escreveu: Confesso que não entendi o seu post, achei que ficou confuso do jeito que você escreveu. Você tá perguntando se as escalas que sofrem hate hoje sofreriam o mesmo hate caso tivessem sido feitas na época? Se as escalas questionáveis da época sofreriam mais hate se fossem feitas hoje? É isso?
Olhando o post agora, eu concordo que pode ter ficado confuso mesmo, e peço desculpas por isso. Mas, Bruna, basicamente a ideia é essa mesma, ver se algumas dessas escalas que são criticadas hoje, seriam criticadas se acontecessem em 2005/2006, e também, se escalas daquela época, caso acontecessem hoje, sofreriam algum tipo de hate.
Por exemplo, pegando o exemplo de Lost, se hoje em dia, saísse alguma produção dublada com o Fritz Gianvito no Daniel Dae Kim, o Élcio Sodré no Naveem Andrews, ou o Wendel no Ian Somerhalder, ou qualquer outra feita na ocasião que não tenha durado muito depois... a própria Tânia Gaidarji na Emily Blunt (não é Lost, mas é uma escalação da mesma época, feita em O Diabo Veste Prada)... essa eventual escala se feita recentemente, seria bem recebida pelo pessoal que mete o pau na Disney? Como um revival dessas (e outras escalas) seria recebido hoje?
E o contrário - novamente, excluindo os atores-cantores da jogada - se escalas como a Simone Évanz na Aubrey Plaza ou então, o Marcelo Salsicha no Jack Black (essa eu lembrei agora), numa realidade paralela, acontecessem há 20 anos atrás, como seria a recepção por parte dos fãs de dublagem que hoje criticam?
O Luiz disse em relação às escalas antigas despadronizadas que "eram escalas medianas", já o supertramp disse que adora a dublagem de Lost da Álamo, então, sei lá, queria saber a opinião do pessoal sobre isso.
(Este post foi modificado pela última vez em: 21-11-2025, 15:40 por SuperBomber3000.)
Apesar de achar que o Marcus Jardym é a melhor voz do Ryan Gosling, eu acho que o Manolo Rey fica melhor que o Wendel nele, apesar que o Wendel ficou fantástico em Agente Oculto
Eu prefiro a Fernanda Baronne à Fabiana Aveiro na Ana de Armas também
Achou que eu tava brincando?
(Este post foi modificado pela última vez em: 22-11-2025, 13:08 por Julius Rock.)
(22-11-2025, 13:05 )Julius Rock Escreveu: Apesar de achar que o Marcus Jardym é a melhor voz do Ryan Gosling, eu acho que o Manolo Rey fica melhor que o Wendel nele, apesar que o Wendel ficou fantástico em Agente Oculto
Eu prefiro a Fernanda Baronne Fabiana Aveiro na Ana de Armas também Concordo na voz do Manolo ser melhor que a do Wendel no Ryan Gosling, mas não curto tanto assim os dois no ator, o Jardym nele eu não cheguei a ver ainda, então eu não sei dizer.
É engraçado que os principais bonecos do Wendel não costumam ser unanimidade por aqui, Robert Pattinson, Edward Norton, Ryan Gosling(outro dia eu vi alguém preferindo o Oberdan no Sean Astin), acho porque é difícil a voz do Wendel encaixar 100% nos atores que ele dubla
(22-11-2025, 22:51 )Scrappy Chocho Escreveu: (22-11-2025, 13:05 )Julius Rock Escreveu: Apesar de achar que o Marcus Jardym é a melhor voz do Ryan Gosling, eu acho que o Manolo Rey fica melhor que o Wendel nele, apesar que o Wendel ficou fantástico em Agente Oculto
Eu prefiro a Fernanda Baronne Fabiana Aveiro na Ana de Armas também Concordo na voz do Manolo ser melhor que a do Wendel no Ryan Gosling, mas não curto tanto assim os dois no ator, o Jardym nele eu não cheguei a ver ainda, então eu não sei dizer.
É engraçado que os principais bonecos do Wendel não costumam ser unanimidade por aqui, Robert Pattinson, Edward Norton, Ryan Gosling(outro dia eu vi alguém preferindo o Oberdan no Sean Astin), acho porque é difícil a voz do Wendel encaixar 100% nos atores que ele dubla Bom, eu acho o Wendel o melhor no B.J. Novak, mas ele fica legal também no Justin Long, no Jonah Hill e Tobey Maguire
Achou que eu tava brincando?
|