Dublagens de Filmes do Dario Argento – Lista e levantamento

6 Replies, 383 Views

Oi gnt, tudo bem?

Resolvi criar esta lista com as dublagens de filmes do Dario Argento como forma de organizar e reunir tudo o que consegui localizar até agora. A relação inclui títulos em que ele esteve envolvido na direção, roteiro ou produção, sempre com base no que foi possível encontrar de provas da existência das dublagens, como registro de exibições na TV ou lançamentos em mídia física.

Fiz essa lista porque o Argento é meu diretor favorito, e senti falta de um levantamento mais concentrado sobre as dublagens dos filmes ligados a ele. A ideia é que o material sirva como referência e, ao mesmo tempo, possa ser expandido com a ajuda de outros membros do fórum. Quem tiver informações adicionais, correções ou novas confirmações, fique à vontade para contribuir.

OBS: a lista está organizada em ordem cronológica de produção dos filmes, e não pela data em que as dublagens foram realizadas. Quando possível, incluí links para elencos encontrados na internet de alguns títulos.

Dublagens confirmadas:

Hoje Eu… Amanhã Você / Mato Hoje, Morro Amanhã (1968)
Dublagem paulista – DVD / Streaming

Era Uma Vez no Oeste (1968)
Herbert Richers – TV aberta (Globo) / Streaming

Era Uma Vez no Oeste (1968, redublagem)
Delart – TV paga (Telecine) / Streaming

Cemitério Sem Cruzes (1969)
Dublamix – DVD / YouTube

Exército de 5 Homens (1969)
VTI Rio – TV aberta / TV paga (TCM)

Exército de 5 Homens (1969, redublagem)
Studio Gábia - DVD / Streaming

O Pássaro das Plumas de Cristal / As Plumas de Cristal (1970)
BKS – TV aberta (Band)

Suspíria (1977)
Dublagem amadora – DVD (1films)

A Mansão do Inferno (1980)
Megasom – TV aberta (Globo)

A Catedral (1989)
Telecine – Mídia desconhecida

Síndrome Mortal (1996)
Dublagem desconhecida – VHS

Museu de Horrores (1997)
Dublagem desconhecida – VHS

Um Vulto na Escuridão (1998)
Dublagem desconhecida – TV aberta (Band) / VHS (?)
OBS: Não consegui descobrir se houve uma versão dublada do VHS; é uma suposição, pois a PlayArte já dublava suas produções para mídia física nesta época.

Sleepless / Insônia (2001)
Visual Produções – VHS / DVD

Jogador Misterioso (2004)
Dublavídeo – DVD

Mestres do Terror: Jenifer – Instinto Assassino (2005)
Dublagem desconhecida – DVD

O Retorno da Maldição – A Mãe das Lágrimas (2007)
Clone – DVD

Giallo – Reféns do Medo (2009)
Dublagem paulista – DVD / Streaming

Dublagens sem confirmação / suspeitas:

Suspíria (1977)
TV aberta
OBS: Teoria baseada no fato de que o filme seguinte da Trilogia das Mães, A Mansão do Inferno, foi dublado para exibição em TV aberta nos anos 90.

Zombie - O Despertar dos Mortos / Despertar dos Mortos (1978)
Herbert Richers – TV aberta (Globo)
OBS: Teoria baseada em relatos dispersos na internet, sem comprovação documental.

Fenômeno / Phenomena (1985)
TV aberta
OBS: Teoria baseada em relatos dispersos na internet, sem comprovação documental.

Demons – Filhos das Trevas (1985)
TV aberta

Demons – Filhos das Trevas (1985) / Demons 2 – Eles Voltaram (1986)
Dublagem amadora - Box DVD (1films)
OBS: Durante seu curto período de atuação, a 1films anunciou dublagens inéditas, mas, após pesquisas mais aprofundadas, descobri que o único material comprovadamente dublado foi um trecho promocional de A Volta dos Mortos-Vivos 3. Essa redublagem, que teria sido feita na Lexx, nunca chegou a ser lançada oficialmente, e o box da franquia saiu apenas com as dublagens originais do primeiro e do segundo filme. Vale lembrar que o box de Suspíria foi lançado com uma dublagem amadora, o que levanta a possibilidade de que, se Demons realmente tiver recebido alguma dublagem, ela também possa ter sido realizada nesses mesmos moldes. No caso dele, existem anúncios do mesmo box em diferentes lojas e sites, alguns com a capa mencionando dublagem em português e outros não, o que mantém a situação inconclusiva.

Dois Olhos Satânicos (1990)
TV aberta (SBT - legendado)
OBS: O filme foi exibido legendado pelo SBT no fim dos anos 90. A inclusão aqui se dá pela possibilidade de que possa ter sido exibido dublado em outra ocasião posteriormente, embora não haja confirmação até o momento.
(Este post foi modificado pela última vez em: 17-01-2026, 21:03 por Moon Knight.)
(17-12-2025, 18:12 )Moon Knight Escreveu: O Exército de 5 Homens (1969, redublagem?)
VTI Rio – TV paga (TCM) / DVD (?)
OBS: o DVD possui dublagem, porém não foi possível identificar qual versão está inclusa.

Demons 2 – Eles Voltaram (1986)
Dublagem desconhecida – DVD (1films)
OBS: durante seu curto período de existência, a 1films anunciou dublagens inéditas, como os episódios faltantes de A Princesa e o Cavaleiro pela Lexx. A única produção com provas concretas foi a redublagem de A Volta dos Mortos-Vivos 3, também feita lá, sob a alegação de problemas na qualidade de áudio da dublagem original da Herbert Richers. Não há confirmação de lançamento oficial, já que a empresa saiu do mercado pouco depois, mas um trecho chegou a ser divulgado. Como as capas dos DVDs de Demons informam a presença de dublagem, é possível que, caso existam, também teriam sido produzidas no estúdio.

Díficil dizer se a versão da VTI para O Exército seja uma redublagem. Talvez seja (dado o hiato de uns 20 anos), talvez não seja. Mas olhei o trecho, e com certeza ela também foi exibida na TV Aberta antes de chegar no TCM - o ponto de origem não é a TV Paga, certamente. Mas quanto ao DVD (este aqui, né?), é certo de ser outra versão. Se pá, ele também foi feito na Dublamix, já que Cemitério sem Cruzes foi lançado pela mesma Ocean Pictures. 

E quanto à Zero Films (One Films), se eu fosse você não consideraria absolutamente NADA do que eles dispuseram no mercado. O Ernani (dono) era um picareta da maior espécie, e não sei como a comunidade de mídia física deu palco para esse palhaço dançar. E eu aposto qualquer coisa que essa tal "redublagem" de A Volta dos Mortos Vivos 3 não existe. "Ah, mas teve um trailer dublado". Sim. Muito provavelmente isto foi A ÚNICA COISA do filme que eles mandaram à Lexx para dublar. E se o áudio da Herbert estivesse com defeito, a Obras-Primas não o teria disposto em seu Blu-ray.
(17-12-2025, 22:03 )Lionel23 Escreveu: Díficil dizer se a versão da VTI para O Exército seja uma redublagem. Talvez seja (dado o hiato de uns 20 anos), talvez não seja. Mas olhei o trecho, e com certeza ela também foi exibida na TV Aberta antes de chegar no TCM - o ponto de origem não é a TV Paga, certamente. Mas quanto ao DVD (este aqui, né?), é certo de ser outra versão. Se pá, ele também foi feito na Dublamix, já que Cemitério sem Cruzes foi lançado pela mesma Ocean Pictures. 

E quanto à Zero Films (One Films), se eu fosse você não consideraria absolutamente NADA do que eles dispuseram no mercado. O Ernani (dono) era um picareta da maior espécie, e não sei como a comunidade de mídia física deu palco para esse palhaço dançar. E eu aposto qualquer coisa que essa tal "redublagem" de A Volta dos Mortos Vivos 3 não existe. "Ah, mas teve um trailer dublado". Sim. Muito provavelmente isto foi A ÚNICA COISA do filme que eles mandaram à Lexx para dublar. E se o áudio da Herbert estivesse com defeito, a Obras-Primas não o teria disposto em seu Blu-ray.

Primeiramente, muito obrigado pelas informações, Lionel!! De verdade mesmo. Esse tipo de retorno ajuda demais e enriquece muito o levantamento. Já adicionei todas essas informações e correções ao tópico.

Sobre O Exército de 5 Homens, eu já tinha essa impressão de que a versão da VTI vinha de exibição em TV aberta, mas acabei não colocando isso no texto. Depois do seu comentário, fui pesquisar mais a fundo e vi que existem pelo menos três DVDs dublados diferentes do filme. Pelo que consegui apurar, o que aparenta ser mais “oficial” mesmo é apenas o da Ocean Pictures.

Quanto à 0Films (kkkkk), depois do que você comentou eu fui pesquisar melhor também, e realmente faz todo sentido. Pelo que encontrei, essa suposta redublagem de A Volta dos Mortos-Vivos 3 de fato não foi lançada. O box da trilogia saiu apenas com as dublagens originais dos primeiros dois filmes. Isso reforça bastante a ideia de que aquele material dublado divulgado na época era só um trailer, como você mencionou.

Já em relação ao box de Demons, eu pesquisei bastante e a situação é curiosa: existem anúncios do que parece ser o mesmo box, em diferentes lugares da internet, com uma diferença na descrição da capa. Algumas indicam a presença de dublagem em português e outras, não. Acho que só quando alguém tiver coragem de comprar isso é que vamos conseguir confirmar de vez se essas versões realmente existem.
Por nada Moon. Eu (nessa posição) procuro falar pouco - até porque coordenar toma mais tempo. Mas quando falo, procuro sempre trazer algo relevante ao debate no fórum.

Os dois Demons também foram lançados pela Obras-Primas em Blu-ray. E sairam apenas com o seu idioma original. Então, desconsiderando as informações dos boxes da 1Films, eu acho bem possível que esses filmes jamais receberam dublagem profissional. Estou apenas especulando aqui, mas acredito nessa possibilidade.

E esses outros DVD's de O Exército, é realmente complicado apontar qual é a dublagem que figuram neles. Pelo amadorismo, acho difícil ser alguma dublagem profissional. Mas quanto ao DVD da Ocean Pictures, boas notícias: eu achei a versão dele no ok.ru. E foi capitaneada no Studio Gábia.
(17-12-2025, 18:12 )Moon Knight Escreveu: Dublagens sem confirmação / suspeitas:

O Exército de 5 Homens (1969, redublagem)
Dublamix (?) - DVD (Ocean Pictures)
OBS: existem diferentes DVDs dublados do filme no mercado. Pelo que foi possível apurar, o lançamento da Ocean Pictures aparenta ser o mais consistente. Ainda assim, não há confirmação se a dublagem presente nesse DVD corresponde a uma versão diferente da TV ou não.

No Looke, NetMovies, PlutoTV e Oldflix a versão é do Studio Gabia e num dos DVDs (sem info da Distribuidora) que consegui é tb com a versão do Studio Gábia
(18-12-2025, 20:29 )Lionel23 Escreveu: Por nada Moon. Eu (nessa posição) procuro falar pouco - até porque coordenar toma mais tempo. Mas quando falo, procuro sempre trazer algo relevante ao debate no fórum.

Os dois Demons também foram lançados pela Obras-Primas em Blu-ray. E sairam apenas com o seu idioma original. Então, desconsiderando as informações dos boxes da 1Films, eu acho bem possível que esses filmes jamais receberam dublagem profissional. Estou apenas especulando aqui, mas acredito nessa possibilidade.

E esses outros DVD's de O Exército, é realmente complicado apontar qual é a dublagem que figuram neles. Pelo amadorismo, acho difícil ser alguma dublagem profissional. Mas quanto ao DVD da Ocean Pictures, boas notícias: eu achei a versão dele no ok.ru. E foi capitaneada no Studio Gábia.

(18-12-2025, 21:07 )Paseven Escreveu: No Looke, NetMovies, PlutoTV e Oldflix a versão é do Studio Gabia e num dos DVDs (sem info da Distribuidora) que consegui é tb com a versão do Studio Gábia

Valeu pelas informações, Lionel e Paseven! Já atualizei o tópico com tudo o que foi levantado.

Sobre Demons, depois dessas confirmações, acho cada vez mais provável que, se as versões citadas pela 1films existirem, sejam apenas dublagens amadoras, como ocorreu com Suspíria.

Também me surpreendi ao perceber que a versão de Exército de 5 Homens, do Studio Gábia, estava tão acessível e, ainda assim, passou despercebida por tanto tempo. Pena que os catálogos desses streamings não sejam tão divulgados.
(Este post foi modificado pela última vez em: 21-12-2025, 20:01 por Moon Knight.)
Só atualizando: adicionei à lista os links dos tópicos aqui do fórum de A Mansão do Inferno e Sleepless.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Novidades sobre Dublagens CH (2025) Thiago. 927 91.726 21 minutos atrás
Última postagem: DavidDenis
  Desabafo sobre dublagens Daniel Felipe 451 67.311 Ontem, 23:03
Última postagem: SuperBomber3000
  Montagens de Dublagens (para atores) Wallace 14 477 Ontem, 17:45
Última postagem: Wallace
  Gafes de dublagens Clockwork217 1.492 521.207 Ontem, 12:06
Última postagem: Danilo Powers
  ENQUETE: Comparação de Dublagens BrunaMarzipan 110 22.126 23-02-2026, 14:47
Última postagem: Pedro Pedreira