Nota de Falecimento - Sobre dubladores

991 Replies, 175777 Views

O que este cara quis dizer ?
----------
Usuário punido com bloqueio com um tempo de expiração de indefinido na Dublapédia - Dublagem Wiki.
Para quem não consegue acessar o link, é uma postagem falando da dublagem raríssima de Bonequinha de Luxo, na qual Marly Marcel dubla Audrey Hepburn. O poster afirma que Marly queria muito rever o trabalho, mas acabou não tendo a chance devido a falta de disponibilidade desta dublagem pela net. Quem a possui, infelizmente não quis compartilhar.

No mesmo post, há o print de uma mulher afirmando ser a nora de Marly, dizendo que por disputa de direitos conexos, "todas as suas dublagens foram apagadas", e que ela "morreu em depressão por isso". Primeiro, se for verdade (e pelo tom, me parece ser sim), temos a infeliz notícia de que a Marly Marcel já é falecida, algo que não se sabia. Segundo, mais uma situação complexa envolvendo a disputa por parte de dubladores pelos seus direitos, e que acabou sendo (mais uma vez) muito danosa ao artista. Óbvio que "apagamento" não é literal, é hiperbólico, tem a ver com as inúmeras redublagens, etc.

Situação muito triste. Que a Marly descanse em paz. Ótima atriz e voz muito marcante, e com uma carreira bem interessante, dos tempos da Odil até a Álamo da década de 90.
(Este post foi modificado pela última vez em: 28-12-2025, 02:54 por Maldoxx.)

Nem Sabia, que a Marly Descansa em Paz.
Muito triste, Marly Marcel foi uma grande dubladora que nunca teve o reconhecimento merecido.
Alguém perguntou pra nora dela quando foi o falecimento da Marly? Se foi recente?

Desde já, meus sentimentos aos familiares. Foi muito presente na MaGa e na Elenco Produções Artísticas.

Se esse falecimento já tem um tempo, é mais um caso de dubladora que morreu no completo anonimato.
Claro que às vezes é porque o dublador ou dubladora se afasta de tudo e de todos.
Acho que nenhum dos colegas dela sabia do paradeiro dela.

Edit: acabei de ver um comentário do Ivan Betarelli em um vídeo no YouTube de uns 8 meses atrás em que ele já informava que a Marly já tinha morrido.
Também, em outro comentário de outro vídeo antigo, Ivan disse que a Marly também dublou a Audrey Hepburn em My Fair Lady. Mas parece que ela fez todos os filmes da Audrey.

Também de acordo com Ivan Betarelli, que encontrou com ela há cerca de 7 anos, Marly estava com 75 anos de idade. Então ela faleceu entre 2018 e abril deste ano.
"Tá loca, está onde México:

Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
"

Del Ocho, Chavo
(Este post foi modificado pela última vez em: 28-12-2025, 10:42 por RHCSSCHR.)
Que a Marly descanse em paz. É por isso do porque tem que preservar as dublagens brasileiras na internet
Dona do Legado da Xilam, blog sobre a história da Xilam Animation, redatora do ANMTV, fanartista e YouTuber.
A Marly (ou Marli) é uma das minhas dubladoras favoritas; imaginava que ela já fosse falecida, mas não tinha como se saber.
Eu realmente acredito que ela provavelmente dublou uma boa parte dos filmes da Audrey Hepburn, talvez com algumas exceções (já que em Guerra e Paz foi a Facker, por exemplo), e se for verdade que ela morreu sem conseguir rever o seu trabalho favorito em que fez a atriz por causa da máfia dos colecionadores, é realmente muito triste. Não que eles liguem pra esse tipo de coisa - falam muito de "preservar a dublagem", mas preservam mesmo só pra eles, nem devem saber quem foi Marly Marcel, e se sabem não ligam.
True love will find you in the end.
Meus pêsames aos amigos e familiares da Marly Marcel, e também aos do Tony Germano.
(28-12-2025, 13:38 )Bruna Escreveu: A Marly (ou Marli) é uma das minhas dubladoras favoritas; imaginava que ela já fosse falecida, mas não tinha como se saber.
Eu realmente acredito que ela provavelmente dublou uma boa parte dos filmes da Audrey Hepburn, talvez com algumas exceções (já que em Guerra e Paz foi a Facker, por exemplo), e se for verdade que ela morreu sem conseguir rever o seu trabalho favorito em que fez a atriz por causa da máfia dos colecionadores, é realmente muito triste. Não que eles liguem pra esse tipo de coisa - falam muito de "preservar a dublagem", mas preservam mesmo só pra eles, nem devem saber quem foi Marly Marcel, e se sabem não ligam.
Bem dito
Dona do Legado da Xilam, blog sobre a história da Xilam Animation, redatora do ANMTV, fanartista e YouTuber.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dubladores que recusaram dublar ou dirigir pelo material Maruseru03 55 10.385 Menos de 1 minuto atrás
Última postagem: Danilo Powers
  Amostra de Vozes de Dubladores MarcosVesiene 333 77.038 2 horas atrás
Última postagem: Gabriel
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.668 4.146.931 3 horas atrás
Última postagem: SuperBomber3000
  Desabafo sobre dublagens Daniel Felipe 451 67.292 Ontem, 23:03
Última postagem: SuperBomber3000
  Dúvidas Gerais sobre Dublagem 2 Bruna' 4.451 836.644 Ontem, 20:02
Última postagem: Duke de Saturno

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)