Os finalistas do 10º Oscar da Dublagem - Os melhores das estreias de 2025

20 Replies, 768 Views

(23-01-2026, 16:44 )SuperBomber3000 Escreveu: Tem algumas opções que de fato são boas, outras que eu achei inusitadas, mas vá lá, até agregam algo, só que também tem outras que, com todo respeito, são apenas tão injustificáveis que chega a ser engraçado.

Mas, né, votação popular, acontece dessas coisas. Na premiação antiga também já aconteceram fatos similares. Paciência. Em outras premiações de dublagem que acontecem por parte de outros veículos e portais, a gente também vê umas bizarrices.

Este ano estou convidando pra votação final só quem é bem ativo na Dublanet e na Wiki e mostram entender bem de dublagem, até pra evitar um resultado final bizarro. Mas que também pode ocorrer... 

Mas - novamente - respeitarei a decisão dos mais votados e vou publicar. Desta lista mesmo de indicados/finalistas nem 30% bate com meu gosto pessoal, mas eu estou apenas organizando, então "lavei minhas mãos" e respeitei os fãs dos mais citados pelo povo que votou no Cultureba. Divulguei e agora cabe a vocês que receberam minha mensagem escolherem os melhores de cada categoria.
----------
Usuário punido com bloqueio com um tempo de expiração de indefinido na Dublapédia - Dublagem Wiki.
(Este post foi modificado pela última vez em: 23-01-2026, 17:01 por DavidDenis.)
(23-01-2026, 16:59 )DavidDenis Escreveu:
(23-01-2026, 16:44 )SuperBomber3000 Escreveu: Tem algumas opções que de fato são boas, outras que eu achei inusitadas, mas vá lá, até agregam algo, só que também tem outras que, com todo respeito, são apenas tão injustificáveis que chega a ser engraçado.

Mas, né, votação popular, acontece dessas coisas. Na premiação antiga também já aconteceram fatos similares. Paciência. Em outras premiações de dublagem que acontecem por parte de outros veículos e portais, a gente também vê umas bizarrices.

Este ano estou convidando pra votação final só quem é bem ativo na Dublanet e na Wiki e mostram entender bem de dublagem, até pra evitar um resultado final bizarro. Mas que também pode ocorrer... 

Mas - novamente - respeitarei a decisão dos mais votados e vou publicar. Desta lista mesmo de indicados/finalistas nem 30% bate com meu gosto pessoal, mas eu estou apenas organizando, então "lavei minhas mãos" e respeitei os fãs dos mais citados pelo povo que votou no Cultureba. Divulguei e agora cabe a vocês que receberam minha mensagem escolherem os melhores de cada categoria.

Eu já votei lá, cara. Mandei na sua MP.

Uma coisa que eu acho que pode melhorar a próxima edição, é colocar um filtro por parte de quem entende de dublagem antes da votação popular de fato começar.

Tipo uma pré-votação, feita com o pessoal que fará a votação final, mas mais abrangente, que crie um espaço amostral já filtrado e mais coerente para a votação do público geral, que não poderá votar só por nostalgia ou coisa do tipo.

Só uma ideia, mas, por exemplo, uma pré-votação nos moldes de poder escolher umas 20 opções por categoria, e aí, o voto popular ficar restrito naquelas opções mais selecionadas.
Nossa, que honra ser indicado por melhor tradução. Obrigado a todos os envolvidos!
(23-01-2026, 17:09 )SuperBomber3000 Escreveu:
(23-01-2026, 16:59 )DavidDenis Escreveu:

Eu já votei lá, cara. Mandei na sua MP.

Uma coisa que eu acho que pode melhorar a próxima edição, é colocar um filtro por parte de quem entende de dublagem antes da votação popular de fato começar.

Tipo uma pré-votação, feita com o pessoal que fará a votação final, mas mais abrangente, que crie um espaço amostral já filtrado e mais coerente para a votação do público geral, que não poderá votar só por nostalgia ou coisa do tipo.

Só uma ideia, mas, por exemplo, uma pré-votação nos moldes de poder escolher umas 20 opções por categoria, e aí, o voto popular ficar restrito naquelas opções mais selecionadas.

Para você ter uma ideia de como é complicado, mesmo com um júri de quem conhece dublagem e fala disso direto na internet, eu vi até agora cinco respostas (somando aqui e a Wiki).

Uma resposta foi a pessoa dizendo que não ia votar.

As outras 4 tiveram algo curioso: em mais de uma categoria os 4 votantes votaram em 4 opções diferentes (dentre as 7 possíveis).
----------
Usuário punido com bloqueio com um tempo de expiração de indefinido na Dublapédia - Dublagem Wiki.
(23-01-2026, 17:34 )DavidDenis Escreveu: Para você ter uma ideia de como é complicado, mesmo com um júri de quem conhece dublagem e fala disso direto na internet, eu vi até agora cinco respostas (somando aqui e a Wiki).

As outras 4 tiveram algo curioso: em mais de uma categoria os 4 votantes votaram em 4 opções diferentes (dentre as 7 possíveis).

Eu consigo imaginar. Só dei a ideia pensando que isso melhoraria a precisão de certos resultados, no final das contas.

Criar mais categorias (como melhor dublagem de série, de filme, de animação, de anime, reality, etc) poderia também ajudar de algum jeito.
(Este post foi modificado pela última vez em: 23-01-2026, 17:54 por SuperBomber3000.)
(23-01-2026, 17:53 )SuperBomber3000 Escreveu:
(23-01-2026, 17:34 )DavidDenis Escreveu: Para você ter uma ideia de como é complicado, mesmo com um júri de quem conhece dublagem e fala disso direto na internet, eu vi até agora cinco respostas (somando aqui e a Wiki).

Eu consigo imaginar. Só dei a ideia pensando que isso melhoraria a precisão de certos resultados, no final das contas.
Criar mais categorias (como melhor dublagem de série, de filme, de animação, de anime, reality, etc) poderia também ajudar de algum jeito.

Vou contar um pouco da história de múltiplas categorias nas 9 edições anteriores.

2003 - Sem muito segredo: apenas animes concorriam, então a "Melhor Dublagem" seria para um anime.

2004 - Eu queria por "qualquer dublagem" concorrendo, mas a coordenação do Anime Friends não permitiu; sugeri então que fosse qualquer animação, pois havia poucos animes novos dublados, o que limitaria a escolha. Então qualquer desenho animado, até brasileiro, poderia ser a "Melhor Dublagem".

2005 - Assumi a coordenação geral do Anime Friends e, como a decisão agora era minha, qualquer dublagem poderia concorrer; portanto, qualquer produção passou a poder ser selecionada como a "Melhor Dublagem".

2006 - Passamos a ouvir mais os dubladores, e uma das reclamações era todo ano produções como "Cavaleiros do Zodíaco" ou "Pokémon" concorriam em melhor dublagem; então criamos a categoria "Melhor Redublagem ou Continuação".

2007 - Por pressão do público do Anime Friends, criamos a categoria de "Escolha do Público" para dubladores e narradores, mas mantivemos a categoria de "Melhor Dublagem" preservada com apenas um prêmio, o do júri.

2008 e 2009 - Não tivemos mudanças, mas cresceram as reclamações de que nenhum anime ganhava mais em "Melhor Dublagem", somente desenhos da Disney.

2010 - É criada a segunda categoria extra de melhor dublagem, intitulada "Melhor Dublagem de Anime", afinal, o Anime Friends era um evento dedicado à cultura japonesa.

2011 - As reclamações do público foram resolvidas com o prêmio "Melhor Dublagem de Anime", mas dubladores continuavam reclamando que, em "Melhor Dublagem", só ganhavam desenhos animados da Disney. Por isso, a coordenação resolveu criar o prêmio de "Melhor Dublagem em Longa de Animação". 

Foi a última edição do prêmio, que contou com quatro categorias: "Melhor Dublagem", "Melhor Dublagem de Anime", "Melhor Redublagem ou Continuação" e "Melhor Dublagem em Longa de Animação". Durante a cerimônia, dubladores reclamaram que a mudança exagerou e fez com que o prêmio perdesse o brilho da "Melhor Dublagem", que ela era a melhor, mas com um asterisco de que poderia não ser.
----------
A votação segue e umas atualizações legais.

Participou da votação uns usuários antigos do fórum, que começaram aqui comigo quando tudo era mato, como o Guga, do TV Nostalgia, que sumiu daqui após a briga da dublagem do especial de natal de Star Wars.

Também mandou votos o Sérgio, do Arcadia Clube, que participou do juri da primeira votação, em 2003.

Estamos conseguindo participações bem interessantes, de pessoas que realmente gostam da dublagem, da velha guarda. Além de um pessoal novo, bem legal.
----------
Já são mais de 20 votos coletados e algumas curiosidades:

- Tem apenas uma categoria com um nome disparado na frente para vencer: Revelação.

- Duas categorias estão muito disputadas, voto a voto e com 4 nomes muito próximos: Direção e Dubladora Coadjuvante.

O Daniel Verna, o Kuroda, coordenador de palco das últimas premiações, já participou e também votou. Criando mais um vínculo com o passado do prêmio.
----------
(Este post foi modificado pela última vez em: 02-02-2026, 16:14 por DavidDenis.)
Atualizando as curiosidades:

- Agora são três categorias as mais disputadas: Direção, Dubladora e Dubladora Coadjuvante.

- A categoria Dubladora Coadjuvante é a única em que todas as finalistas receberam pelo menos um voto do júri.
----------
Oi Fly. Muito obrigado. Qual foi o resultado ?

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dublagem Alternativa BrunaMarzipan 3.182 1.277.070 49 minutos atrás
Última postagem: Gabriel
  Dúvidas Gerais sobre Dublagem 2 Bruna' 4.453 837.823 3 horas atrás
  Novidades sobre Dublagens CH (2025) Thiago. 927 92.131 4 horas atrás
Última postagem: DavidDenis
  Registros perdidos ou raros da dublagem brasileira SuperBomber3000 3.599 1.464.433 7 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  dublagem com papeis invertidos joselito de oliveira 1.307 124.069 7 horas atrás

Usuários navegando neste tópico: