Nota de Falecimento - Sobre dubladores

991 Replies, 175990 Views

O falecimento do Ricardo tá repercutindo pra caramba...
Eu procuro não comentar nessa seção. Não por insensibilidade. Mas porque, realmente, é muito dificil lidar com certas perdas. 

Lembro de ter ficado muito sentido quando a Aninha Menezes se foi de um jeito tão abrupto. E era uma profissional que, certamente, teria muitos e muitos anos na dublagem. Deixou um legado irretocável nessa arte de interpretar usando apenas a voz. 

E o mesmo aconteceu com o Ricardo quando li a noticia de que ele se foi... 

Tive a oportunidade de ir vê-lo numa palestra em 2014, na Piedade (RJ). E fiz isso outras vezes, porque era sempre bacana ver o quão carinhoso e atencioso ele era com os fãs do seu trabalho. Lembro que nessa primeira vez em que o vi, após ele sair do palco, ele foi dar autógrafos e tirar fotos com os presentes. E estava fazendo calor, e o bichinho todo suado... Mas ele ficou lá, firme, sorridente e atencioso do primeiro ao último fã que foi lá pegar uma lembrancinha sua. Assim era o Ricardo... 

A arte da dublagem perdeu um profissional ímpar neste dia... É uma tristeza, bicho. Uma tristeza.
https://x.com/i/status/2019364881237983436

Melhor cena do Benson dublado pelo Ricardo
Dona do Legado da Xilam, blog sobre a história da Xilam Animation, redatora do ANMTV, fanartista e YouTuber.
(05-02-2026, 17:46 )Fábio Escreveu: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/20...anos.ghtml

Essa “homenagem” da Globo News. Tipo, legal, mas na hora que a jornalista diz que vão mostrar trechos de filmes dublados por ele, mostram produções que ele não fez a voz ou era redublagem, tipo cena lá do filme de tribunal(Hermes Baroli), missão impossível 2 (Sérgio Moreno)e Hachiko (Leonardo Camillo)
É compreensível as questões de direitos e tal, não sei se a Globo tem os direitos pra algumas dessas dublagens, mas aí era só usar trechos de dublagens que eles têm os direitos.
True love will find you in the end.
https://x.com/i/trending/2019288402311426058

Até os internacionais repercutem.
Adeus, Pessoal! - Kenny McCormick em South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes, 1999.  Wink
Já é o terceiro post que faço aqui sobre o Ricardo, chego até a me emocionar. Mas é mto difícil acreditar que ele se foi, o cara sempre era tão pra cima nas entrevistas, tão cheio de energia.
E tanta gente falava bem dele em entrevistas, diziam que era um cara hiper generoso e carinhoso, que sempre tratou todos com todo respeito e carinho do mundo.
E isso sem falar da voz única e bela! Vozeirão lindo, a dita voz de galã, acho que não tinha uma voz mais de galã que a do Ricardo.

Enfim, meus sentimentos novamente aos amigos e familiares.
Vá em paz Ricardo, mas seu vozeirão lindo fica aqui pra nós aconchegar e pensar “Caramba, Richard Gere tá falando português”.

E como o Ricardo sempre dizia em entrevistas: O Poder é de vocês.
(Este post foi modificado pela última vez em: 06-02-2026, 06:30 por Gabriel.)
Eu sou uma pessoa que as vezes tenho dificuldade de separar lado político do trabalho de um artista, mas com o Ricardo eu conseguia fazer isso, pois os trabalhos dele foram marcantes pra mim

Apesar de Capitão Planeta ser um desenho dos anos 80 (eu nasci em 98), reprisava em 2009 num extinto canal filial da Globo, o Canal Futura, e eu adorava assistir com meus 11 anos!

Na TV globinho passando infinitas reprises de Caverna do Dragão, ouvindo ele na voz do Hank

Eu admito que demorei algumas temporadas de Apenas Um Show pra reconhecer que era ele no Benson afinando a voz, de tão boa que é sua versatilidade

O Thurman tentando reprovar o Chris por atraso, me dava boas risadas

Descanse em paz, Ricardo, meus sentimentos pra toda a família e amigos, principalmente ao sobrinho que foi muito acolhido por ele, ao ponto de também se tornar dublador
Meus sentimentos ao Ricardo Schnetzer. E que o trabalho dele continue a marcar a vida de várias pessoas.
Cartoon Network e Gloob fizeram homenagens ao Ricardo com clipes dos personagens dublados por ele, Benson de Apenas um Show e Gabriel Agreste de Miraculous Ladybug
Dona do Legado da Xilam, blog sobre a história da Xilam Animation, redatora do ANMTV, fanartista e YouTuber.

Um Poop dedicado para ele.

(06-02-2026, 14:51 )Maria Julia Santana Escreveu: Cartoon Network e Gloob fizeram homenagens ao Ricardo com clipes dos personagens dublados por ele, Benson de Apenas um Show e Gabriel Agreste de Miraculous Ladybug
Tem amostras?
Adeus, Pessoal! - Kenny McCormick em South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes, 1999.  Wink
(Este post foi modificado pela última vez em: 06-02-2026, 15:33 por Ratchup666.)

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Notícias de Dubladores estrangeiros rodineisilveira 373 83.127 1 hora atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Dubladores com vozes Parecidas - Versão 2.016 Reinaldo 2.383 721.926 1 hora atrás
Última postagem: Gabriel
  Dubladores que recusaram dublar ou dirigir pelo material Maruseru03 55 10.461 2 horas atrás
Última postagem: Danilo Powers
  Amostra de Vozes de Dubladores MarcosVesiene 333 77.124 4 horas atrás
Última postagem: Gabriel
  Novidade sobre Dublagem Paseven 9.668 4.152.731 6 horas atrás
Última postagem: SuperBomber3000

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)