a dublagem carioca está passando por uma crise de falta de vozes mais velhas?

18 Replies, 8897 Views

RHCSSCHR Escreveu:Beatriz Loureiro é outra que se aposentou (pelo visto por motivo de doença).

Vai ser o jeito, agora com o home-office, chamarem veteranos de São Paulo pra dublar algumas produções do Rio.

acho que num primeiro momento não precisam chamar o pessoal de sp especificamente pra isso.
mariangela cantú,

acredito que a melhor opção para o RJ seja subirem algumas vozes de certa idade e colocar nas idades mais velhas. por exemplo, elcio romar, helio ribeiro, melise maia, juraciara (se chamarem de novo), nair amorim (se chamarem de novo), marcio seixas (se chamarem de novo), teresa aquetin (se chamarem de novo), e ainda tem as pessoas "novas" no mercado que poderiam experimentar essa possibilidade, ricardo rossatto, sheila agued,..... pq só usarem gesteira e bellissar tem um limite rs
Esse problema é antigo. Nos anos 90 o Carlos Leao ja falava sobre isso. Mas é evidente q a situação piorou bastante. Espero q surjam novos nomes pra ocupar esse nicho. Pra dar uma 'arejada' nesse mercado de vozes e sair um pouco da 'mesmice'.

Em Sp a situação esta um pouco melhor. Mas muitos nomes sairam do Rio pra lá tbem. Leonardo José e Mauro Ramos, por exemplo. Comparado ao Rio, a situação tá bem melhor. Mas também nao existem tantas opcoes assim, como querem fazer entender.
taz Escreveu:Esse problema é antigo. Nos anos 90 o Carlos Leao ja falava sobre isso. Mas é evidente q a situação piorou bastante. Espero q surjam novos nomes pra ocupar esse nicho. Pra dar uma 'arejada' nesse mercado de vozes e sair um pouco da 'mesmice'.

Em Sp a situação esta um pouco melhor. Mas muitos nomes sairam do Rio pra lá tbem. Leonardo José e Mauro Ramos, por exemplo. Comparado ao Rio, a situação tá bem melhor. Mas também nao existem tantas opcoes assim, como querem fazer entender.

situação de sp pode estar melhor, mas se a gente for comparar com o rio a situação de sp pode ficar pior daqui alguns anos.
O problema tbem é a pandemia. Nem é tao seguro o pessoal ficar por ai nos estudios. E nao sei se todo mundo pode participar no HO.

Mas seria maravilhoso contar com algumas dessas vozes de novo na dublavem.

Nao sei como está o Isaac Schneider. Mas acho q um eforco pra traze-lo de volta srie otimo, se possivel claro. Ele nao é tao idoso. E é um excelente ator. Tem muitos boatos a respeito do paradeiro dele, mas nada comprovado. Espero q os diretores e os estudios possam traze-lo de volta. Seria maravilhoso. Claro se possivel.

Tem tambem o Roberto Macedo. Q é outro fenomeno da dublagem. A voz dele mudpu muito tbem.

Os proprios dubladores falam q nao da pra 'fazer' um dublador em pouco tempo. E caras como o Isaac Schneider e o Roberto Macedo tem 'know how' monstruoso. Vale muito a pena yraze-los de volta. Mas é aquilo, se for possivel.

O Elcio Romar tbem é muito fera. Um dos grandes dubladores em atividade. Merece todas as oportunidades.

Nem falo da Nair e da Jura. Acho q nem precisa dizer. Sao lendas da dublagem.

EDIT: tem dublador q fica puto quando a gente faz essas sugestoes. Mas sao apenas sugestoes. Acredito eu q ninguem aqui tenha intencao de mandar' ou 'invadir' o espaco dos dubladores. A gente opina como fã, como pesquisador e como consumidor. Nao tem nada a ver com querer 'mandar' ou 'querer saber mais q os profissionais'.
Bom, com os falecimentos do Ricardo Schnetzer, do José Santana e da Ilka Pinheiro, a crise de vozes mais velhas na dublagem carioca piorou ainda mais. Até porque em algumas produções estão escalando dubladores velhos de SP remotamente.
(Este post foi modificado pela última vez em: 11-02-2026, 21:55 por Felipe96.)
(11-02-2026, 20:17 )Felipe96 Escreveu: Bom, com os falecimentos do Ricardo Schnetzer, do José Santana e da Ilka Pinheiro, a crise de vozes mais velhas na dublagem carioca piorou ainda mais. Até porque em algumas produções estão escalando dubladires velhos de SP remotamente.

Creio q os dubladores paulistas mais velhos em atividade sejam o Carlos Campanile e o Luiz Carlos de Moraes, já no RJ eu creio q seja a Selma Lopes
É preciso saber viver! Smile
(Este post foi modificado pela última vez em: 11-02-2026, 21:51 por Duke de Saturno.)
Cara, como discordo dessa afirmação. Eu n consigo ver de jeito nenhum isso. No momento deste post, eu consigo lembrar de dois dubladores idosos q são muito pouco escalados, mas n por algum empecilho pessoal, e sim talvez por n terem a voz q a dublagem do RJ quer... Ou seja lá por qual outro motivo, eu realmente n faço ideia.

Qdo o Tatá chegou no Rio, esses dois já atuavam como dublador há muito tempo. Mas quantas vezes se ouve a voz do Walmir e do Bellisar no ano? Ano passado acho q eu ouvi a voz do Walmir uma vez na Delart e acho até q foi em um figurante.

Eu acho q o Alfredo e a Mariangela já estão começando a entrar nesse meio aí tbm. Pode ser uma escolha escolha burra? Pode, mas é o jeito como a dublagem do polo é. Hoje, pelo menos. 

Ou vai ver esses nomes são um Etorre Zuim da vida. Nunca saberemos
É a questão de velocidade x entrega. Dublador idoso, ainda mais com idade avançada diminui o ritmo, e a dublagem hj é mto rápida, mto corrida. Geralmente gravam 2h em 1, se for um dublador experiente. Tipo, ganha as 2 horas (40 loops), mas faz em 1 hora apenas.

Enfim, tanto no Rio como em SP ainda tem veteranos idosos, mas creio q SP tem mais. Tipo, a galera nunca fala do Gesteira quando fala em veterano, mas quem tem mais de 30 anos de carreira é veterano, pô.

Mas assim, contando o pessoal com mais idade mesmo. Rio: Selma Lopes, André Bellisar, Pádua Moreira, Márcio Seixas, Alfredo Martins, Juraciara Diácovo (dublando pouquíssimo), Walmir Barbosa, Mário Cardoso, Élcio Romar, Carlos Gesteira.
Tem outros nomes como Carlos Roberto, Luiz Sérgio Navarro, Mário Jorge Andrade, Ricardo Vooght, Tatá Guarnieri e tal, toda essa galera tá na faixa dos 70 anos. Tem ainda mais nomes mas esses q citei primeiro são os com mais idade hoje.
Ainda tem uns nomes que se aposentaram, como Nair Amorim e Myriam Thereza.

SP: Arlete Montenegro, Luiz Carlos de Moraes, Gilberto Baroli, Carlos Silveira, Hélio Vaccari, Eudes Carvalho, Walter Cruz, Rosa Maria Baroli, Zodja Pereira, Zayra Zordan, Luiz Antônio Lobue, Alna Ferreira, Rosana Beltrame, Carlos Seidl, Nelson Machado, Flávio Dias, Orlando Viggiani, Luiz Nunes, Luiz Amorim, Armando Tiraboschi, João Francisco Garcia, Renato Márcio, Aníbal Munhoz.
Dos que eu lembro essa aí é a galera que está na casa dos 70+, e ainda tem uns que n tá ainda mas tá perto: Leonardo Camillo, Guilherme Lopes, Élcio Sodré, Francisco Brêtas, Mauro Ramos.
Fora a galera que não dubla mais, tipo Felipe Di Nardo, Mauro de Almeida, Ricardo Marigo.

EDIT: É notável que SP realmente tem mais nomes com idade mais avançada mesmo.
(Este post foi modificado pela última vez em: 12-02-2026, 07:28 por Gabriel.)
(17-09-2021, 20:13 )taz Escreveu: Esse problema é antigo. Nos anos 90 o Carlos Leao ja falava sobre isso. Mas é evidente q a situação piorou bastante. Espero q surjam novos nomes pra ocupar esse nicho. Pra dar uma 'arejada' nesse mercado de vozes  e sair um pouco da 'mesmice'.

http://casadadublagem10.blogspot.com/201...o.html?m=1

Curioso que na época que ele deu essa entrevista ele fala que quando se afastou só tinham 5 vozes de idosos: Ele, Drummond, Magalhães Graça, Guálter França e Antônio Patiño. Mas oq mais tinham eram dubladores com vozes pesadas que dublavam idosos nessa época. Isso de colocar cara jovem pra dublar idoso sempre existiu, principalmente no Rio, Waldemar Rocha na década de 70 era jovem, voz normal pra idade dele e dublava um monte de idosos.
(Este post foi modificado pela última vez em: 12-02-2026, 12:00 por Gabriel.)

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Dubladores com vozes Parecidas - Versão 2.016 Reinaldo 2.383 721.844 24 minutos atrás
Última postagem: Gabriel
  Registros perdidos ou raros da dublagem brasileira SuperBomber3000 3.599 1.463.532 24 minutos atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Vozes favoritas - Rio e Sampa Ivan 528 106.870 59 minutos atrás
  dublagem com papeis invertidos joselito de oliveira 1.307 123.604 1 hora atrás
  Escalações Que Poderiam Ter Sido Feitas Mais Vezes BrunaMarzipan 3.630 750.313 1 hora atrás
Última postagem: Danilo Powers

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)