Dubladores que Não Sabemos o Nome

233 Replies, 98061 Views

(07-07-2026, 21:21 )Maldoxx Escreveu: Um sujeito desconhecido dublou o Cary Grant em dois filmes na CineCastro: O Boêmio Encantador e Cupido é Moleque Teimoso. Talvez tenha feito mais filmes, quem sabe. Ele tem uma interpretação...curiosa, digamos. Confere uma comicidade tipicamente brasileira ao ator. Ele não parece ser alguém que tenha dublado muito, e sua voz não veste o ator muito bem, embora não tenha achado ruim exatamente.

É CineCastro? Pela ausência da assinatura do estúdio, achei que talvez pudessem ter sido dublados na Herbert kk.

(09-07-2026, 17:47 )Maldoxx Escreveu: Aproveitando, a TV Cinesom também escalava com frequência uma dubladora em protagonistas. Ela dublou a Joan Fontaine em Jane Eyre, a Barbara Stanwyck em Pacto de Sangue e a Jean Peters em Viva Zapata!. O Carlos Amorim já afirmou que seria a Jane Gipsy, mas discordo.

E realmente não é Jane não, a voz é bem diferente.
(10-07-2026, 10:58 )vmlc Escreveu: É CineCastro? Pela ausência da assinatura do estúdio, achei que talvez pudessem ter sido dublados na Herbert kk.

Não acho impossível ser Herbert, mas creio ser bastante provável ser CineCastro mesmo, por ambos serem filmes da Columbia, que trabalhava muito com o estúdio nesse período. A Herbert receber alguma coisa era algo meio anômalo. Mas claro, não tem assinatura, então tudo é possível haha.
O dublador do Liam Neeson na dublagem original de "Rebelião em Alto-Mar"

Eu sugeri o Júlio Cezar, e o Gabriel e o Reinaldo disseram que parece ser ele mesmo. (aos 4:10, mas fala todo mundo junto)

Outro usuário comentou que reconheceu o Ricardo Juarez no ator, mas ele participou da redublagem.

(Este post foi modificado pela última vez em: 12-07-2026, 02:00 por Tommy Wimmer.)
(12-07-2026, 01:58 )Tommy Wimmer Escreveu: O dublador do Liam Neeson na dublagem original de "Rebelião em Alto-Mar"

Eu sugeri o Júlio Cezar, e o Gabriel e o Reinaldo disseram que parece ser ele mesmo. (aos 4:10, mas fala todo mundo junto)

Outro usuário comentou que reconheceu o Ricardo Juarez no ator, mas ele participou da redublagem.

Eu acho que fui uma das primeiras pessoas que sugeriu que fosse o Julio Cezar, na época que me mostraram esse trecho, mas como é muito curto fica difícil ter 100% de certeza. Vendo o trecho agora, acho possível também que seja o Garcia Júnior.

Pelo que eu pude pesquisar, essa dublagem estreou em 1990 na Globo, no Festival de Sucessos, então o Garcia já devia ter voltado do seu hiato em portugal, e ele continuou a dublar o ator em outras produções, tanto na Herbert quanto na VTI.

Se foi o Júlio Cezar nesse filme mesmo, então simplesmente ignoraram a escala depois completamente, e algo sobre essa hipótese me parece estranho... o Júlio dirigia direto na VTI nos anos 90, por que ele não seria colocado no Liam, um ator que ele já havia feito na Herbert, na casa onde ele dirigia e fazia vários e vários atores? Ao invés disso, chamaram o Garcia em algumas oportunidades.
True love will find you in the end.
(Este post foi modificado pela última vez em: 12-07-2026, 15:07 por Bruna'.)
Vozes misteriosas/resolvidas:

Alguns anos atrás, o Paseven reconheceu a Adalmaria Mesquita na sogra do Fred no filme dos Flintstones, mas o Taz, o Reinaldo e o Danilo Powers reconheceram a Juraciara Diacovo "sem duvida alguma". O Reinaldo disse que os outros moderadores não conseguiram reconhecer a voz da Jura.

A própria Jura confirmou mais tarde que foi ela mesmo, e a dublagem foi dirigida pelo Pádua Moreira.
(Este post foi modificado pela última vez em: 13-07-2026, 00:19 por Tommy Wimmer.)
(07-07-2026, 21:21 )Maldoxx Escreveu: Um sujeito desconhecido dublou o Cary Grant em dois filmes na CineCastro: O Boêmio Encantador e Cupido é Moleque Teimoso. 

Para que fique registrado: depois de assistir a dublagem original de "Julgamento em Nuremberg", feita na RioSom, onde sua voz imediatamente "refrescou" o cérebro haha, bem como comparar atentamente com trechos com falas disponíveis de O Fugitivo, consegui identificar o dublador como sendo o Carlos Alberto de Mendonça. Neste meio tempo, também identifiquei sua voz em dois filmes dublados na Dublasom Guanabara: "Viagem ao Fundo do Mar" e "O Egípcio". Achei interessante essa versatilidade do Carlos Alberto, indo de papéis dramáticos até os cômicos, no caso do Cary Grant (embora neste último os resultados tenham sido um tanto mistos, na minha opinião). 

Para aproveitar o tópico, listo mais três dubladoras desconhecidas. Uma delas também era relativamente recorrente na TV Cinesom. Dois papéis que me recordo são a Jean Simmons em "Désirée, o Amor de Napoleão", e uma empregada em "Jane Eyre" (o de 1943, com Orson Welles), que aparece no começo do filme. A segunda eu escutei algumas vezes na CineCastro, com seu maior papel sendo a Shirley MacLaine em "Se Meu Apartamento Falasse...". Por fim, a dubladora da Eva Marie Saint em "Intriga Internacional", igualmente dublado na CineCastro, é outra incógnita.
(Este post foi modificado pela última vez em: 24-07-2026, 13:52 por Maldoxx.)
(24-07-2026, 13:51 )Maldoxx Escreveu:
(07-07-2026, 21:21 )Maldoxx Escreveu: Um sujeito desconhecido dublou o Cary Grant em dois filmes na CineCastro: O Boêmio Encantador e Cupido é Moleque Teimoso. 

Para que fique registrado: depois de assistir a dublagem original de "Julgamento em Nuremberg", feita na RioSom, onde sua voz imediatamente "refrescou" o cérebro haha, bem como comparar atentamente com trechos com falas disponíveis de O Fugitivo, consegui identificar o dublador como sendo o Carlos Alberto de Mendonça. Neste meio tempo, também identifiquei sua voz em dois filmes dublados na Dublasom Guanabara: "Viagem ao Fundo do Mar" e "O Egípcio". Achei interessante essa versatilidade do Carlos Alberto, indo de papéis dramáticos até os cômicos, no caso do Cary Grant (embora neste último os resultados tenham sido um tanto mistos, na minha opinião). 

Para aproveitar o tópico, listo mais três dubladoras desconhecidas. Uma delas também era relativamente recorrente na TV Cinesom. Dois papéis que me recordo são a Jean Simmons em "Désirée, o Amor de Napoleão", e uma empregada em "Jane Eyre" (o de 1943, com Orson Welles), que aparece no começo do filme. A segunda eu escutei algumas vezes na CineCastro, com seu maior papel sendo a Shirley MacLaine em "Se Meu Apartamento Falasse...". Por fim, a dubladora da Eva Marie Saint em "Intriga Internacional", igualmente dublado na CineCastro, é outra incógnita.
Que bom que você descobriu esse dublador, Maldoxx! Além disso, estou aqui mais uma vez para tentar te ajudar a identificar as vozes da CineCastro (pelo fato desse estúdio ter o nome de diversos profissionais que tem poucos ou nenhum papél catalogado na internet).

As dubladoras da Jean Simmons e da Shirley MacLaine/Eva Marie Saint não seriam estas?:
Nathália Timberg (o único trabalho catalogado dela foi dublar a Lesley Ann Warren no filme "Amor Feito de Ódio")
Nicette Bruno
Norma Blum
Renata Fronzi
Theresa Amayo

Espero ter te ajudado.
(Este post foi modificado pela última vez em: 24-07-2026, 14:03 por Miguel Liza.)
(24-07-2026, 13:51 )Maldoxx Escreveu:

Pior que quando vi esses filmes pensei se tratar do Carlos Alberto no Cary Grant mesmo, mas a interpretação é tão diferente d'O Fugitivo que logo descartei a possibilidade... No Viagem ao Fundo do Mar ele faz o Robert Sterling, né? A dubladora da Eva Marie Saint me parece a mesma da Angie Dickinson em A Sombra de um Gigante.

Na Dublasom também tinha um velho desconhecido que dublou umas pontas no desenho do Quarteto Fantástico, Herbert Marshall em Cinco Semanas num Balão e John Litel em Viagem ao Fundo do Mar.
(24-07-2026, 14:02 )Miguel Liza Escreveu: Que bom que você descobriu esse dublador, Maldoxx! Além disso, estou aqui mais uma vez para tentar te ajudar a identificar as vozes da CineCastro (pelo fato desse estúdio ter o nome de diversos profissionais que tem poucos ou nenhum papél catalogado na internet).
As dubladoras da Jean Simmons e da Shirley MacLaine/Eva Marie Saint não seriam estas?:
Nathália Timberg (o único trabalho catalogado dela foi dublar a Lesley Ann Warren no filme "Amor Feito de Ódio")
Nicette Bruno
Norma Blum
Renata Fronzi
Theresa Amayo

Espero ter te ajudado.

Agradeço-lhe pela lembrança destes nomes, Miguel. Ainda não tive tempo de conferir os trechos cinematográficos e televisivos que possuo salvos destas atrizes para "gravar" suas vozes, tampouco consequentemente de realizar a comparação, mas é algo que farei em algum momento. Só fico na dúvida acerca da origem (e procedência) deste dado da Nathália Timberg neste filme. É uma informação que circula a internet já faz um tempo, mas ninguém disse, até onde sei, se veio de um recorte de jornal ou se adveio do relato de algum dublador. Saberia dizer?

(24-07-2026, 18:37 )vmlc Escreveu: Pior que quando vi esses filmes pensei se tratar do Carlos Alberto no Cary Grant mesmo, mas a interpretação é tão diferente d'O Fugitivo que logo descartei a possibilidade... No Viagem ao Fundo do Mar ele faz o Robert Sterling, né? A dubladora da Eva Marie Saint me parece a mesma da Angie Dickinson em A Sombra de um Gigante.
Na Dublasom também tinha um velho desconhecido que dublou umas pontas no desenho do Quarteto Fantástico, Herbert Marshall em Cinco Semanas num Balão e John Litel em Viagem ao Fundo do Mar.

Pois é, é uma interpretação diferente da que ele faz em outros papéis, com um tom mais leve e despojado. Provavelmente fora instruído a fazê-lo, para tentar combinar com o Cary Grant. Sim, em Viagem ao Fundo do Mar ele dubla o Robert Sterling, o capitão que é um dos protagonistas. Lembro-me desta voz que você descreveu neste filme também, é daquele velho que aparece no começo do filme, um militar que faz parte do "tour" e diz ter conhecido o pai do personagem do Alfredo. 

Esse filme, por sinal, ainda tem outra desconhecida, que é a dubladora da Joan Fontaine (não é a Therezinha).
(25-07-2026, 01:01 )Maldoxx Escreveu: Agradeço-lhe pela lembrança destes nomes, Miguel. Ainda não tive tempo de conferir os trechos cinematográficos e televisivos que possuo salvos destas atrizes para "gravar" suas vozes, tampouco consequentemente de realizar a comparação, mas é algo que farei em algum momento. Só fico na dúvida acerca da origem (e procedência) deste dado da Nathália Timberg neste filme. É uma informação que circula a internet já faz um tempo, mas ninguém disse, até onde sei, se veio de um recorte de jornal ou se adveio do relato de algum dublador. Saberia dizer?
Essa informação da Nathalia veio de uma postagem do Celso Vasconcellos no grupo do Facebook "A História da Dublagem".

https://www.facebook.com/groups/25505924...cinecastro

Obs: Por algum motivo, nessa postagem, o Celso diz que a Nathalia já havia falecido. Mesmo que ela ainda está viva e trabalhando em teatro até hoje.

Atualização: Achei mais outro trabalho da Nathália, por meio de uma matéria de um jornal. Ela também dublou a atriz Betsy Blair no filme "Os Delfins"

https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocR...gfis=10034
(Este post foi modificado pela última vez em: 25-07-2026, 10:41 por Miguel Liza.)

Usuários navegando neste tópico: 2 Convidado(s)