Dúvidas Gerais sobre Dublagem 2

4982 Replies, 1160898 Views

(04-08-2026, 16:39 )Duke de Saturno Escreveu: Não lembro se já perguntaram isso aqui, mas já teve algum dublador ou dubladora q tenha furado greve? Parece q isso aconteceu nos EUA...

Se estiver falando da greve de 97, isso não aconteceu. A greve era no Brasil, eixo RJ-SP. A dublagem de LA nunca furou a greve pq não esteve em greve nessa época.
(04-08-2026, 16:39 )Duke de Saturno Escreveu: Não lembro se já perguntaram isso aqui, mas já teve algum dublador ou dubladora q tenha furado greve? Parece q isso aconteceu nos EUA...

Depende do que você considerar como greve. Mas acredito que nas de 78 e 97 não tenha acontecido não.

(04-08-2026, 16:51 )GabrielSa Escreveu:
(04-08-2026, 16:39 )Duke de Saturno Escreveu: Não lembro se já perguntaram isso aqui, mas já teve algum dublador ou dubladora q tenha furado greve? Parece q isso aconteceu nos EUA...

Se estiver falando da greve de 97, isso não aconteceu. A greve era no Brasil, eixo RJ-SP. A dublagem de LA nunca furou a greve pq não esteve em greve nessa época.

Eu acredito que ele esteja se referindo mais a essas greves recentes de atores dos EUA com o SAG-AFTRA, vide o caso de alguns games que tiveram trocas de vozes por lá.
(Este post foi modificado pela última vez em: 04-08-2026, 16:53 por SuperBomber3000.)
(04-08-2026, 16:51 )SuperBomber3000 Escreveu: Depende do que você considerar como greve. Mas não me surpreenderia existir alguma história assim na greve pelo menos de 97.

A greve de 97 teve muita união, não tem notícia de alguém ter furado, embora possa ter acontecido. A greve de 78 durou quase 6 meses, e no final dela muitos dubladores furaram a greve pq necessitavam trabalhar, quem furou a greve nesse final acabou voltando a dublar na Herbert Richers, quem não furou se recusou a dublar lá. Alguns por um tempo e alguns para sempre.
(04-08-2026, 16:51 )GabrielSa Escreveu:

(04-08-2026, 16:51 )SuperBomber3000 Escreveu:

Depende do que você considerar como greve. Mas não me surpreenderia existir alguma história assim na greve pelo menos de 97.

Me referia a todas as greves q aconteceram no Brasil, e sobre os Estados Unidos eu me referia à isso aqui: 

Em 25 de abril de 2025, durante a greve de videogames do SAG-AFTRA de 2024-2025, Jacob Takanashi, que havia assumido o papel de Kinich em Genshin Impact no lugar do ator grevista John Patenaude, recebeu críticas de vários atores que estavam em greve contra a desenvolvedora Hoyoverse (independentemente da greve principal do SAG-AFTRA), incluindo Boettger, que o acusaram de furar a greve.

Vários jogadores de Genshin Impact defenderam Jacob dessas acusações, alegando que os atores em greve estavam se comportando de maneira pouco profissional. Diversos atores, incluindo Corina Boettger e Kayli Mills, foram posteriormente substituídos a partir da versão 5.7.
É preciso saber viver! Smile
(04-08-2026, 16:55 )GabrielSa Escreveu:
(04-08-2026, 16:51 )SuperBomber3000 Escreveu: Depende do que você considerar como greve. Mas não me surpreenderia existir alguma história assim na greve pelo menos de 97.

A greve de 97 teve muita união, não tem notícia de alguém ter furado, embora possa ter acontecido. A greve de 78 durou quase 6 meses, e no final dela muitos dubladores furaram a greve pq necessitavam trabalhar, quem furou a greve nesse final acabou voltando a dublar na Herbert Richers, quem não furou se recusou a dublar lá. Alguns por um tempo e alguns para sempre.
A Nair Silva estava engajada na greve? Perguntando porque teve muita gente que começou na Clone nessa época, mas obviamente a Nair não teria compactuado com gente furando a greve se ela estivesse apoiando.

Tem outros estúdios menores da época que talvez pudessem ter seguido trabalhando, mas mesmo os estúdios pequenos, em geral, eram pessoas da velha guarda respeitadas no meio. O Parisi ficou meio queimado por conta de como a Parisi Video fechou, mas imagino que ele também estivesse engajado na greve provavelmente, dado a história longa dele na dublagem. Tem a Centauro com a Gilmara Sanchez também, enfim.

Curiosamente o Navas foi pra SP justamente 97-98; me pergunto se a greve pode ter influenciado na decisão, já que o pessoal do RJ e de SP estavam se encontrando muito.
True love will find you in the end.
(Este post foi modificado pela última vez em: 04-08-2026, 18:01 por Bruna'.)

Nesse vídeo do Vila do Chaves do início do ano, a partir de 17:05, é falada sobre a greve de 97, que afetou a primeira dublagem do Programa Chespirito (que na época estava sendo feita na Parisi Vídeo).
É informado que Mário Vilela não aderiu à greve.
Mas, aos 18:28, é dito que os que aderiram à greve chegaram a brigar na porta da Parisi impedindo que os dubladores que furaram a greve entrassem pra trabalhar.
"Tá loca, está onde México:

Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
"

Del Ocho, Chavo
(Este post foi modificado pela última vez em: 04-08-2026, 22:49 por RHCSSCHR.)
(04-08-2026, 22:44 )RHCSSCHR Escreveu:

Nesse vídeo do Vila do Chaves do início do ano, a partir de 17:05, é falada sobre a greve de 97, que afetou a primeira dublagem do Programa Chespirito (que na época estava sendo feita na Parisi Vídeo).
Mas, aos 18:28, é dito que os que aderiram à greve chegaram a brigar na porta da Parisi impedindo que os dubladores que furaram a greve entrassem pra trabalhar.

falam que nos últimos anos o Vilela tinha dificuldade de ser escalado com frequência por ser considerado "devagar". Faria sentido pra ele não aderir à greve,já que nessa situação seria pedir demais pra ele recusar os poucos trabalhos que ainda lhe ofereciam
(Este post foi modificado pela última vez em: 05-08-2026, 01:15 por johnny-sasaki.)
(04-08-2026, 22:44 )RHCSSCHR Escreveu:

Vale destacar que o vídeo passou algumas informações erradas como a do Eleu Salvador ter sido substituído por ter aderido a greve quando segundo o Parisi, ele tinha ficado doente na época e por conta disso precisou substituir ele temporariamente pelo Vilela.
(04-08-2026, 16:58 )Duke de Saturno Escreveu: Me referia a todas as greves q aconteceram no Brasil, e sobre os Estados Unidos eu me referia à isso aqui: 

É porque oficialmente existiram as greves de 78 e 97, mas também existiram episódios isolados de boicotes a estúdios específicos, que dependendo da interpretação, poderiam ser entendidos como correlatos, até pelo significado do que é uma greve de fato.
(03-08-2026, 12:38 )Duke de Saturno Escreveu:
(03-08-2026, 12:35 )johnny-sasaki Escreveu:
(01-08-2026, 19:13 )Duke de Saturno Escreveu: Alguém sabe dizer se o live action de Blue Lock vai ganhar dublagem?

Como é Sato,é sempre um negócio incerto.

Eu acredito q se tiver, talvez caia na Mídia P

confirmaram dublagem pro espanhol latino com algumas vozes do anime sendo mantidas,então acho que isso aumenta as chances de ganhar dublagem aqui.
Mas caindo na Mídia P,não vá esperar que 100% do elenco do anime seja mantido.

Usuários navegando neste tópico: 22 Convidado(s)