Yukihira Escreveu:Olha, bomber, eu não acho que dublar na Maximal ou Centauro sejam grandes parâmetros hoje em dia para avaliação. Basicamente qualquer um dubla na Maximal, e a Centauro tem uns elencos mais rotativos e alguns meio esquisitos. Eu acho que deveríamos pegar esses profissionais aí e avaliar se eles dublam em casas com grandes demandas.
É mais importante avaliar se essas pessoas dublam na Unidub, Vox ou uma Tv Group da vida, não em uma Maximal, Tempo ou Marmac...
Você sabe que a Maximal é uma referência quando se trata de dublagem de games no Brasil, não sabe? Vários dos grandes lançamentos de games que saem são feitos lá. É um estúdio que produz trabalhos muito grandes e isso tem seu valor de mercado. Centauro também, produz muito pra TV Paga principalmente. Junto com a SP Telefilm deve ser a principal casa onde o History Channel dubla hoje, por exemplo. Não é pouco, e também não é um estúdio boicotado. Dos outros que você citou, eu não citei a Marmac nem a Tempo, são estúdios que tiveram problemas sindicais recentes e a Marmac em especial saiu muito prejudicada disso. A Centauro e a Maximal são maiores que elas tanto nos projetos que fazem quanto na projeção de mercado, poderia citar a Sigma também, ou até a Dublavídeo, que tem rotacionado elenco.
E já que você falou de TV Group, Vox e Unidub, as três estão entre as maiores casas de SP hoje, é um fato, mas se tirar a TV Group que é mais fechada, até elas recorrem a nomes não muito conhecidos, a Unidub em elencos recentes principalmente. E, por mais que sejam três estúdios de renome, o mercado de dublagem, hoje, em São Paulo não se resume a eles. Um dublador não trabalhar em um dos três citados não necessariamente faz dele alguém menos capaz. O Tiraboschi e a Eleonora Prado não dublavam na Álamo por exemplo, não pegaram a fase do Animax com aquela enxurrada de animes, e nem por isso são dubladores piores que os colegas.
Mas isso é um assunto cansativo e tá saindo muito do ponto, não é nem mesmo um debate conclusivo. Não há necessidade de falar disso num tópico sobre a dublagem de Attack on Titan, não é nem construtivo. E se o dublador fizer por onde vai ser reconhecido, como o Kevin bem disse; talvez não no estúdio X, mas no Y ou no Z.