Hoje é o aniversário de um Mito!

5 Replies, 2622 Views

Quase ia passando batido isso, mas me lembrei de um detalhe interessante, hoje dia 14/02 em alguns países do mundo, latino-americanos, e nos EUA é comemorado o dia do amor e da amizade, o conhecido dia de São Valentim, tem até episódio comemorativo do Chaves e tudo hehehe. Essa data pra mim é especial por duas razões, hoje é aniversário do meu Pai, que é um cara extraordinário e que conseguiu muita coisa na vida graças a sua resignada jornada pela vida, mas hoje também é o aniversário de alguém que nos deixou há alguns anos e que faz muita falta na dublagem brasileira, e seu nome é Newton Da Matta.

Newton Da Matta que foi um dos pioneiros da dublagem carioca, um dos caras que "criou" o jeito brasileiro de dublar, um artista que além de dublar, dirigiu uma série de produções, dublou inúmeros atores, os quais quase todos aqueles que ele fez pareciam ser "dele" e feitos para "ele". Trabalhou pouco em desenhos, mas foi muito marcante para muitos como Lion-O do Thundercats, que marcou muitas gerações. Em seriados dividia as bancadas da Herbert Richers dos anos 80 com Sumára Louise, amiga de toda uma vida dedicada à dublagem, e foi justamente dividindo a bancada com ela, que Newton Da Matta começou a dublar um dos seus mais importantes "bonecos", talvez o mais importante, o ator Bruce Willis, não seria ousado dizer que Da Matta por vezes dublando este ator foi até melhor que o original.

Não tinha uma voz potente e grave, como Paulo Flores e Darcy Pedrosa, não era "histriônico" como André Filho, mas o único adjetivo que posso dar a ele é Newton Da Matta, isso mesmo porque só através do seu nome é possível defini-lo, e como Newton Da Matta foi o melhor que poderia ser.

Meus sinceros reconhecimentos mestre Da Matta, sua memória encontra-se resguardada para todo o sempre, posso dizer às próximas gerações, quando me perguntarem sobre a dublagem da minha época: "Sim, eu ouvi Newton Da Matta".

Fica aqui as minhas singelas palavras e minha homenagem espontânea e tardia, a esse cara cara que já não está mais aqui em corpo físico, mas permanece no nosso cotidiano como um mito. Muito obrigado Newton Da Matta por ter existido!

Mensagens neste tópico
Hoje é o aniversário de um Mito! - por taz - 14-02-2016, 21:56
Hoje é o aniversário de um Mito! - por RHCSSCHR - 15-02-2016, 10:02
Hoje é o aniversário de um Mito! - por RHCSSCHR - 07-03-2016, 11:36
Hoje é o aniversário de um Mito! - por taz - 07-03-2016, 12:39

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Escalações antigas que poderiam ser feitas hoje em dia mas não são feitas. Daniel Felipe 66 13.591 09-01-2026, 18:26
Última postagem: Gabriel
  Data de Aniversário de Dubladores Daniel Felipe 28 13.852 17-11-2025, 21:21
Última postagem: RoniSilva22
  Como está a Clone hoje em dia? SuperBomber3000 24 7.978 04-07-2025, 18:35
Última postagem: Jef
  Atores que até hoje nunca foram dublados Daniel Felipe 4 1.029 24-06-2023, 11:06
Última postagem: Daniel Felipe
  Atores que até hoje não tem a voz ideal Carlit007 1 934 03-12-2022, 14:31
Última postagem: Duke de Saturno

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)