Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) - Discussão de dublagem

441 Replies, 158518 Views

Créditos dos episódios 34 e 35:

34 - https://twitter.com/___wayan__/status/13...5911940096
35 - https://twitter.com/___wayan__/status/13...5965604864

Pelas minhas contas, semana que vem já devem começar a exibir a 3ª temporada no Loading. A primeira temporada teve 25 episódios, e a segunda teve 12 ou 13.

Kevinkakaka Escreveu:Ah, gente. Quanta preguiça do que isso virou...
Se o Lucas Almeida estiver fazendo um bom trabalho nesse produto, que é de destaque, o reconhecimento do meio da dublagem vai vir e ele vai ascender. Ficar discutindo se tá bom ou não não vai levar a nada, é opinião de cada um.

O Lucas já tem quase 6 anos de carreira e dubla em vários estúdios. Quase todo jogo dublado na Maximal hoje por exemplo, tem a voz dele seja em pontas ou em algum personagem que seja, fora outros estúdios. O próprio Eren foi uma consequência de anos de trabalhos anteriores dele. E sim, como você mesmo diz, o mercado julgará se ele é digno de crescer ainda mais na profissão ou não. Nós aqui discutindo não vamos definir isso.
E, ainda falando de créditos, ninguém falou das outras vozes que aparecem no episódio 3 da 4ª temporada. Ainda não aparece o Willy Tybur, mas aparecem vários flashbacks e versões mais jovens de alguns personagens. De acordo com os créditos que a própria Dubrasil divulgou, os nomes presentes são:

Porco criança: Carloz Magno
Reiner jovem: Yago Contatori
Berthold jovem: Matheus Ribeiro
Zeke jovem: Daniel Bertolucci
Pai do Reiner: Mauro Gasperini

Detalhe é que nesses flashbacks, todos os personagens mortos anteriormente lá da 1ª e da 2ª temporada, que reapareceram agora mantiveram suas vozes, o que inclui o Thomas, o Marco, o Keith e outros mais.
yago péssimamente mal escalado no reiner criança
Dratfagno Escreveu:yago péssimamente mal escalado no reiner criança

"Pessimamente mal" é uma redundância...
De qualquer forma, Reiner criança no original foi feito pelo Junya Enoki. Ele fez uma voz jovem, porém pesada. Ainda não assisti dublado, mas a voz natural do Yago é bem mais leve que a do Junya isso sem sombra de dúvidas, deve ter deixado ele muito mais "infantil" do que realmente é.
Pensando só nos timbres das vozes em japonês, o Murilo Merino, o Lipe Volpato ou mesmo o Matheus Ribeiro encaixariam melhor. Acho que até o Fábio Lucindo usando o tom Killua em Hunter x Hunter ficaria interessante.
SuperBomber3000 Escreveu:"Pessimamente mal" é uma redundância...
De qualquer forma, Reiner criança no original foi feito pelo Junya Enoki. Ele fez uma voz jovem, porém pesada. Ainda não assisti dublado, mas a voz natural do Yago é bem mais leve que a do Junya isso sem sombra de dúvidas. Pensando só nos timbres das vozes em japonês, o Murilo Merino, o Lipe Volpato ou mesmo o Matheus Ribeiro encaixariam melhor.
so de pensar ja doi imagina vendo
Dratfagno Escreveu:so de pensar ja doi imagina vendo

Eu imagino que ele tenha ficado mais "criança" do que deveria. O Junya Enoki fez o Reiner jovem parecer um pré-adolescente sofrido, daqueles que já passou por um monte de experiências ruins na vida desde muito pequeno. Eu não imagino o Yago emulando isso do mesmo jeito. Não que uma escala assim vá afetar a dublagem toda, até porque eu nem escutei ainda, mas de cara eu conseguiria imaginar alguns nomes mais aparentemente interessantes pra esse papel.
Dratfagno Escreveu:yago péssimamente mal escalado no reiner criança

Eu acabei de assistir, e me incomodou também não curti a voz nem a interpretação dele, tipo o original tá ainda fresco na minha memoria e o dublador japonês me prendeu mais na cena.
SuperBomber3000 Escreveu:E, ainda falando de créditos, ninguém falou das outras vozes que aparecem no episódio 3 da 4ª temporada. Ainda não aparece o Willy Tybur, mas aparecem vários flashbacks e versões mais jovens de alguns personagens. De acordo com os créditos que a própria Dubrasil divulgou, os nomes presentes são:

Porco criança: Carloz Magno
Reiner jovem: Yago Contatori
Berthold jovem: Matheus Ribeiro
Zeke jovem: Daniel Bertolucci
Pai do Reiner: Mauro Gasperini

Detalhe é que nesses flashbacks, todos os personagens mortos anteriormente lá da 1ª e da 2ª temporada, que reapareceram agora mantiveram suas vozes, o que inclui o Thomas, o Marco, o Keith e outros mais.

legal que esses personagens nos flashbacks tiveram seus dubladores mantidos mesmo depois de ficarem sem aparecer tanto tempo.É tão fácil o oposto acontecer...
johnny-sasaki Escreveu:legal que esses personagens nos flashbacks tiveram seus dubladores mantidos mesmo depois de ficarem sem aparecer tanto tempo.É tão fácil o oposto acontecer...

Não lembro se foi o Fábio Campos ou o Guilherme Marques, mas segundo um deles, a Funi pediu que se evitasse ao máximo trocas de vozes. Tanto que na dublagem em espanhol de My Hero Academia feita em Miami, tiveram que trocar e redublar a voz do Shigaraki, porque o ator original não queria dublar presencialmente a segunda e terceira temporadas durante a pandemia.

Aqui no Brasil, a única troca que eu lembro que aconteceu nessas dublagens da Funi, e foi no próprio Attack on Titan por sinal foi a do Dimo Reeves, que na primeira aparição foi dublado pelo Paulo Carvalho mas nas seguintes foi dublado pelo Ricardo Fábio.
Eventualmente vão ter que substituir a voz do Vlad King em My Hero Academia por causa do falecimento do Caio César. Em Attack on Titan ele fez o Peer e umas participações menores, mas imagino que não vão haver flashbacks com ele nem nada.
SuperBomber3000 Escreveu:Não lembro se foi o Fábio Campos ou o Guilherme Marques, mas segundo um deles, a Funi pediu que se evitasse ao máximo trocas de vozes.

Isso me parece algo muito importante e acertado da parte deles, impede que tenhamos outro Bleach. Principalmente porque Boku no Hero Academia é outra série extensa com centenas de personagens.

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Registros perdidos ou raros da dublagem brasileira SuperBomber3000 3.308 1.310.274 18 minutos atrás
Última postagem: Danilo Powers
  Dublagem para Fanfics Danilo Powers 25 11.183 1 hora atrás
Última postagem: DubMasterZ
  Dublagem de Novelas 2025 Thiago. 270 24.870 6 horas atrás
Última postagem: Josue7
  Dúvidas Gerais sobre Dublagem 2 Bruna' 3.957 617.662 Hoje, 00:11
Última postagem: Duke de Saturno
  ENQUETES: Melhor escalação na Dublagem Jake Caballero 2.388 710.493 Ontem, 18:01
Última postagem: PedroJúnior17

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)