Paralelos entre dubladores

32 Replies, 13292 Views

Gente, tem uma coisa sobre a qual eu penso faz tempo, e que só foi reforçado pelas minhas constantes visitas ao site tvtropes.org, principalmente nas páginas sobre "dubladores" estrangeiros. Eu acho que é possível traçar alguns paralelos entre certos artistas da voz que se encontram afastados no tempo e no espaço, seja pelo tipo de voz, por alguns trejeitos em sua performance, pelos tipos de personagem que dubla, por sua trajetória profissional ou pelo tipo de percepção que o público tem dos mesmos. Vocês também percebem isso? Quem atores vocês seriam capazes de comparar? Pode ser entre dubladores de estados, países ou mesmo épocas diferentes. Vou dar um exemplo:

Marcelo Campos & Akira Ishida (Japão)

Nascidos no final da década de 60, começaram a se destacar na profissão a partir da de 90. São considerados parte da nata da sua categoria em seus respectivos países, se destacando por uma interpretação solta e cheia de carisma. Também são favoritos dos fãs, sempre requisitados a aparecer em eventos. Têm mais de 40 anos, mas ainda dublam personagens bem jovens sem deixar de serem nem um pouco convincentes. Ambos possuem vozes bem leves, e são escalados para dublar rapazes bonitinhos e/ou sensíveis, alguns bem efeminados. Muitas garotas - e alguns garotos - acham suas vozes sexy. Quando fazem vilões, geralmente seus personagens são bastante psicóticos, mas não muito sérios.


Quero ouvir logo suas respostas. Valeu!
No Brasil e na Hungria, existem muitos pares de dubladores que compartilham os mesmos personagens. Aqui está um exemplo:
Rodrigo Antas e Levente Molnar. Ambos dublaram o Izzy em "Digimon" e o Harold em "Ilha dos desafios".
Uma reconstrução do passado.
Pô, ninguém tem mais ideias não? XD
Hades Escreveu:Pô, ninguém tem mais ideias não? XD

kra, achei a sua ideia muito boa para uma nova perspectiva sobre os dubladores, mas acho viajei demais para entender a fundo a sua ideia hauahuahahuahu
Esse é um tópico bem interessante, Hades, mas quando eu fui ver os paralelos que eu tinha em mente, percebi que nem eram tão bons assim, hehe! Por exemplo, o Fábio Lucindo e o dublador mexicano Eduardo Garza dublam o Kuririn e o Ichigo, mas dá pra comparar o Fábio também com o Victor Ugarte, que faz a versão em espanhol latino do Shinji Ikari e do Haru, de Rave Master, além de fazer o Sasuke, que é um tipo de personagem que o Fábio conseguiria levar nas costas facilmente, hehe! Mas acaba dando pra comparar o Fábio com muita gente porque ele dubla MUITA coisa, especialmente animes. Enfim, tanto o Eduardo quanto o Victor são dubladores de personagens jovens, apesar dos dois terem 38 anos, ou seja, são relativamente mais velhos que o Fábio.

Ah, outro paralelo interessante é a mexicana Laura Torres, que seria a Fátima Noya dublando as crianças de desenhos: as duas fazem o Tommy dos Rugrats, o Gohan, o Goten e o Shin-chan. Acredito tenham idades parecidas também. É legal imaginar como que o timbre de certos dubladores devem ser parecidos e como que os diretores/distribuidores são precisos em algumas escalações.

De qualquer forma, no mercado mexicano de dublagem dá pra encontrar mais paralelos, até porque eles dublam tantos filmes e séries quanto os profissionais brasileiros, o que dá uma margem de comparação para vozes de atores famosos e tudo mais.
Pô, gente, obrigado pela força! Gostei de ver meu tópico ganhando apoio!

Kenta Escreveu:Esse é um tópico bem interessante, Hades, mas quando eu fui ver os paralelos que eu tinha em mente, percebi que nem eram tão bons assim, hehe! Por exemplo, o Fábio Lucindo e o dublador mexicano Eduardo Garza dublam o Kuririn e o Ichigo, mas dá pra comparar o Fábio também com o Victor Ugarte, que faz a versão em espanhol latino do Shinji Ikari e do Haru, de Rave Master, além de fazer o Sasuke, que é um tipo de personagem que o Fábio conseguiria levar nas costas facilmente, hehe! Mas acaba dando pra comparar o Fábio com muita gente porque ele dubla MUITA coisa, especialmente animes. Enfim, tanto o Eduardo quanto o Victor são dubladores de personagens jovens, apesar dos dois terem 38 anos, ou seja, são relativamente mais velhos que o Fábio.

Ah, outro paralelo interessante é a mexicana Laura Torres, que seria a Fátima Noya dublando as crianças de desenhos: as duas fazem o Tommy dos Rugrats, o Gohan, o Goten e o Shin-chan. Acredito tenham idades parecidas também. É legal imaginar como que o timbre de certos dubladores devem ser parecidos e como que os diretores/distribuidores são precisos em algumas escalações.dá uma margem de comparação para vozes de atores famosos e tudo mais.

De qualquer forma, no mercado mexicano de dublagem dá pra encontrar mais paralelos, até porque eles dublam tantos filmes e séries quanto os profissionais brasileiros, o que

Pois é, Kenta, a América Latina como um todo desenvolveu uma rica cultura de dublagem ao longo dos anos, por ter de produzir versões nacionais de toda a indústria hollywoodiana e, mais recentemente, japonesa e europeia. Então, não é difícil que encontremos coincidências desse tipo nesse meio.

Uma coisa, eu esqueci de botar no meu post de abertura q o Marcelo e o Ishida compartilham pelo menos um personagem: o Olho-de-Peixe de Sailor Moon Super S, aliás, um tipo de personagem bastante recorrente pra ambos XD

Eu tbm gostaria de dar o exemplo da Megumi Hayashibara e da Letícia Quinto, duas atrizes que ascenderam nos anos 90 fazendo mtos papéis de jovens protagonistas e personagens icônicas, compartilhando um trabalho em Lina Inverse de Slayers. As únicas diferenças são q a Megumi é cantora e não tem estado mto ativa nos últimos anos, enquanto a Letz continua dublando mto, mas agora faz mulheres mais maduras, mtas vezes mães dos protagonistas, é até engraçado isso XD
No Brasil e na Alemanha ouvi dizer que o Pinky em "Pinky e Cérebro"

[ATTACH=CONFIG]21757[/ATTACH]

e o Brooklyn em "Gárgulas"
[ATTACH=CONFIG]21758[/ATTACH]

têm o mesmo dublador. (Alexandre Moreno no Brasil, e Uwe Buschken na Alemanha)
Uma reconstrução do passado.
O Marcelo Garcia compartilha 4 personagens com o dublador mexicano Ernesto Lezama.

Ligeirinho em O Show dos Looney Tunes
Simão em O Acampamento de Lazlo
Soninho em Hamtaro
e Cajun Cliché em Turbo Fast.
Uma reconstrução do passado.
(Este post foi modificado pela última vez em: 20-03-2015, 17:03 por Tommy Wimmer.)
Um paralelo interessante

A Fatima Noya e a Laura Bayley ja dublaram a Chun li e o Shin Chan, a Laura dubla ate hoje o Shin Chan e a Chun-Li, e ambas ja dublaram personagens que variam de engraçados e carismáticos para protagonistas com Daddy Issues em animes.


a Laura no Caso é a Dubladora Official da Rayne na serie de jogos Bloodrayne e da A Serana Volkihar em The Elder Scrolls V: Skyrim, aos quais infelizmente nunca foram dublados, uma chance de ver ambas as duas no mesmo personagem hoje em dia seria no caso o futuro Street Fighter V, que ja teve ate um trailer dublado em SP pela capcom
(Este post foi modificado pela última vez em: 16-03-2015, 12:15 por ShadowArm.)
Nas versões norte-americana e brasileira de Gundam Wing, 3 dos 5 protagonistas compartilham as mesmas vozes também em Dragon Ball Z.

O Kirby Morrow dublou o Goku e o Trowa Barton(enquanto o Wendel Bezerra aqui idem), o Brian Drummond dublou o Vegeta e o Zechs Merquise(e aqui o Alfredo Rollo o fez), enquanto o Brad Swaile dublou o Quatre Winner e o Gohan adulto(e aqui, foi o Vagner Fagundes quem os fez).

O Vagner Fagundes dublou o Yajirobe em DBZ e o Luffy em One Piece na primeira dublagem, enquanto no Japão a Mayumi Tanaka dubla os 2.
(Este post foi modificado pela última vez em: 03-01-2021, 22:49 por SuperBomber3000.)

Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Notícias de Dubladores estrangeiros rodineisilveira 373 83.238 6 horas atrás
Última postagem: Duke de Saturno
  Dubladores com vozes Parecidas - Versão 2.016 Reinaldo 2.383 722.430 6 horas atrás
Última postagem: Gabriel
  Dubladores que recusaram dublar ou dirigir pelo material Maruseru03 55 10.533 7 horas atrás
Última postagem: Danilo Powers
  Amostra de Vozes de Dubladores MarcosVesiene 333 77.245 9 horas atrás
Última postagem: Gabriel
  Últimos trabalhos que os dubladores fizeram antes de falecer rodineisilveira 369 176.274 23-02-2026, 21:49
Última postagem: Luizzs



Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)